Halloween parte 2

O Halloween na mídia:

Cinema:
Lógico que os filmes de terror são os mais recomendados para assistir no Halloween, filmes como Pânico, A hora do pesadelo, Sexta-feira 13, Dia dos namorados macabro, Olhos do mal, O Exorcista, entre outros. O canal a cabo Space sempre dedica espaço aos filmes de terror,e nesse mês de outubro teve filmes de terror todos os dias, assassinos em serie, fantasmas vingativos, e todo tipo de maluquice que se possa colocar em um filme de terror, picaretas, serras elétricas, facões, ganchos, garras afiadas, etc.




O primeiro filme a se passar no Halloween e ter um assassino em serie, foi filmado em 1978, e trouxe para as telas do cinema o assassino quase indestrutível Mike Myers. Na trama Mike é enviado ao sanatório após assassinar brutalmente sua irmã, ele tinha 6 anos de idade e permanece no sanatório até os 21 anos quando foge na noite de Halloween, voltando para sua cidade natal passa a perseguir e matar os vizinhos de sua antiga casa, agora abandonada. O filme também tem uma seqüência Halloween 2 – o pesadelo continua que foi gravado em 1981 e traz grandes revelações sobre a família de Mike, o filme tem outras seqüências, mas que desvirtuam um pouco a historia dos primeiros filmes, aquelas seqüências que só são feitas para pegar carona numa marca de sucesso, mas que na verdade são totalmente desnecessárias. 


Tem mais duas seqüências: Halloween 20 anos depois e Halloween: Ressurreição que são com Jamie Lee Curtis, que interpreta a mesma personagem 20 anos depois de todo horror que viveu, a primeira eu acho uma boa seqüência, mas a segunda que eu citei é muito boba e não vale a pena assistir.  Existem regravações do filme é claro, como sempre acontece com os classicos, mas não valem a pena, se for para assistir, aconselho a assistir o original.

Musicas:

Existem muitas musicas que falam sobre o Halloween, vou falar apenas de algumas que eu conheço, por que senão não teria espaço aqui para escrever, e seria necessário um post inteiro para falar de todas que eu são boas.









This is Halloween: Musica gravada pelo Panic at the disco para uma edição especial da trilha sonora do filme O estranho mundo de Jack em 2006, no mesmo cd tem a versão dessa musica cantanda por Marylin Manson.
“Eu sou aquele escondido debaixo de sua cama
  Dentes de tubarão e olhos vermelhos
  Eu sou aquele escondido debaixo da sua escada
  Dedos como cobras e aranhas em meu cabelo”
“Eu sou o “quem” quando você chama “quem esta aí?”
  Eu sou o vento soprando seu cabelo
  Eu sou à sombra da lua na noite
  Preenchendo seus sonhos com a borda do medo”



·    








  Halloween: Musica da banda londrina formada em 1976 Siouxsie e The Banshees, faz parte do album Juju lançado em 1981.
 “A noite esta quieta
  E a neblina morde minha face
  Eu visto minha silenciosa mascara
  E murmuro como um fantasma
  “Doces ou travessuras?”, “Doces ou travessuras?”
  O amargo e o doce”










Halloween at Hogwarts: Para os fãs de Harry Potter o dia das bruxas é muito  importante,e para comemorar a data que tal ouvir essa musica da banda Ginny and the heartbeakers, a musica à capela é muito bonita.
“Enquanto os outros estão a dormir com a
  Barriga cheia de doces
  De seus truques e seus deleites
  Eu deito acordado
  Na minha cama rangente de idade
  Com visões na minha cabeça
  Dos sons dos morto-vivos
  Estou bem acordado”
Várias letras da banda fazem referência a Harry Potter, entre elas VoldeWho? e Shadows by Severus, entre outras.


Livros:
Para esta data especial nada de leituras leves e bobinhas, os livros recomendados são contos e historias de terror de autores que marcaram época e influenciaram gerações.












Contos de Edgar Allan Poe

Edgar Allan Poe foi um dos percussores do gênero ficção cientifica, e foi o mestre do conto, inspirou compositores como Debussy, Bob Dylan e era admirado por grandes nomes da literatura como Fernando Pessoa, Machado de Assis, Julio Cortazar. Li em um blog uma citação que exemplifica bem a tônica da obra de Edgar Allan Poe:
“Aquele que escreveu linhas apavorantes não por que nela temos monstros, mas por que coloca em palavras os monstros que carregamos dentro de nós.”  - http://blog.meiapalavra.com.br 











H.P. Lovecraft

Boa parte das obras de Lovecraft teve como inspiração seus próprios pesadelos. Por isso sua obra é marcada pelo subconsciente e pelo simbolismo. Toda obra de Lovecraft é do gênero de horror e por isso entra para a categoria livros para ler no Halloween.

5 comentários:

  1. Wizard Rock!!! Eu adoro Wizard Rock, é tão divertido! E eu gosto dessa banda, Ginny and the Heartbreakers...

    Quanto à série Halloween, não assito porque morro de medo. Sou super frangona com essas coisas de horor.

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre gostei de filmes de terror, eu só não gosto de jogos mortais e outros filmes que são apenas terror psicológico, você pode até dizer que os filmes de halloween são puro terror psicológico, mas é que eu acho diferente, na verdade eu adoro esses filmes com serial killers tipo Pânico, Eu sei o que vcs fizeram no verão passado, A hora do pesadelo, esses filmes fazem parte da minha adolescência, lembro de ficar gritando “não entra ai que vc vai morrer” “corre, corre, corre”, que dizer na verdade até hj tento guiar as pessoas no filme.

    ResponderExcluir
  3. eu amei esse post, amo filmes de terror kkk ja estou seguindo seu blog
    beijos
    http://secretsofbook.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Que post SUPER legal! Adorei!
    Eu costumava assistir muitos filmes de terror, mas aí dei um tempo e agora tenho medo de voltar a assistir, isso é possível? AHUSAHUS
    Demais o post! :)

    Um beijo,
    Luara - @luuara
    http://estantevertical.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Laura sabe de uma coisa aconteceu o mesmo comigo, depois de assistir todos os filmes de terror da locadora que eu pegava filme, eu parei de assistir por um tempão filme de terror e comecei a ficar com medo, mas agora passou de novo e eu adoro ver filmes de terror de novo.
    Obg pelo comentario, Beijos.

    ResponderExcluir

Oi!! Eu falo muito abobrinha, então obrigado por comentar.

Lembre-se de ter cuidado com os spoilers, e sempre respeite as opiniões contrárias.