Projeto: Um clássico por mês



O que mais me intriga em um livro clássico, é o fato dele ainda ser lembrado décadas, e mesmo séculos depois do seu lançamento, e ainda continuarem atuais e aclamados por muitos.

Confesso que quando estava na escola eu nunca fui à maior entusiasta nas aulas de literatura. A verdade é que achava muito chato (é verdade), por que a única coisa que nós estudávamos era o movimento literário em Portugal e a reprodução desse aqui no Brasil, não se falava em mais nada, em nenhum outro autor que não fosse português ou brasileiro. E o fato é que as historias não me chamavam atenção, e naquela época eu me limitei a ler Senhora de José de Alencar, ver o filme O Cortiço e tentar ler inúmeras vezes O Ateneu sem sucesso. O único autor brasileiro que eu gostei mesmo é Álvares de Azevedo, pois tinha uns poemas bem interessantes e José Saramago, por que eu fiquei curiosa com O Evangelho Segundo Jesus Cristo e toda a polêmica com a Igreja Católica.  

Talvez aquela época tenha me traumatizado, pois demorei muito para ler um clássico outra vez. Entendo a importância e dou o maior valor aos autores clássicos de nossa terra, mas as historias infelizmente nunca me não despertaram o interesse (só alguns poucos).

Ano passado depois de ler o livro  Ler, viver e amar alguma coisa mudou em mim, a personagem que é viciada em livros faz várias referências a livros clássicos da literatura americana, inglesa, russa e eu fiquei muito intrigada em conhecer esses livros. Uma coisa que eu tenho que dizer sobre mim é meu fascínio por coisas antigas, filmes, moda, musica, história (o grande amor da minha vida), arte, então não poderia ser diferente com literatura, só demorou mais para acontecer.

Queria começar a ler então O Morro dos Ventos Uivantes, mas acabei não encontrando e fiquei com Orgulho e Preconceito, e foi uma leitura muito boa. O livro é fantástico, e por mais que tenha sido escrito em 1813, não é difícil de entender que expõe a dificuldade em ser mulher naquela época, onde a honra estava à cima de tudo e a mulher tinha pouco ou quase nenhum direito. O próximo foi O Morro dos Ventos Uivantes, e de uma vez por todas entendi por que as pessoas falam tanto desse livro, com toda razão já que é magnífico, e todos podem dizer o que quiser mais Heatchcliff é um dos melhores personagens da literatura.

Ainda tenho muitos para ler e conhecer, por isso decidi fazer aqui no blog uma coluna para resenhar os clássicos, e falar um pouco sobre os autores e a época em que viveram, não sou especialista por isso não vou me aprofundar muito em debates sobre o que a obra representa na historia da literatura, mas farei o possível para dar um parecer. Meu objetivo é divulgar essas obras para pessoas que talvez não as conheça, e também para saber a opinião daqueles que já as leram.

Eu já tenho uma programação prévia dos livros que resenharei de março a dezembro, mas como muitos eu ainda não tenho, pode ser que a ordem se inverta, mas é certo que serão esses os livros:

  • As aventuras Huckleberry Finn - Mark Twain (Skoob)
  • O retrato de Dorian Grey - Oscar Wilde (Skoob)
  • As Crônicas de Nárnia - C.S. Lewis (Skoob)
  • Frankenstein – Mary Shelley (Skoob)
  • O Grande Gatsby – F. Scott Fitzgerald (Skoob)
  • Um Estudo em Vermelho - Sir Arthur Conan Doyle (Skoob)
  • O Amante de Lady Chartterley - D. H. Lawrence (Skoob)
  • A letra Escarlate - Nathaniel Hawthorne (Skoob) 
  • Por quem os sinos dobram - Ernest Hemingway (Skoob)
  • Ana Karênina - Liev Tolstói (Skoob)

    15 comentários:

    1. Olá, eu amei a sua ideia de ler e resenhar livros clássicos, to sempre tentando ler livros clássicos, mas acabo sempre adiando. No entanto, já li O Morro dos Ventos Uivantes e concordo com você quando você disse que Heatchcliff é um dos melhores personagens da literatura. Da sua listinha, quero ler praticamente todos haha, mas as minha prioridades são O retrato de Dorian Grey, Frankenstein, O Grande Gatsby e Um Estudo em Vermelho, parecem ser uma leitura incrível haha.
      Bjs

      http://palavrasdeumlivro.blogspot.com/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Eu tenho grande amor pelos clássicos, quero ler o máximo possível, conhece-los e entender o porque entraram para a história.
        Heatchcliff e todo seu rancor e ódio me fascina, seu amor não consumado me deixa triste, e apesar de tudo tenho pena dele.
        Eu tinha pensando em vários outros livros, mas no fim para esse projeto eu escolhi esses 10, mas tem muitos outros que quero ler.
        O problema é que alguns livros não tem em lugar nenhum, Por quem os sinos e Ana Karenina dobram são os mais dificieis de conseguir.
        Os outros todos tem no submarino a preços acessíveis.
        Bjs

        Excluir
    2. Nossa que ideia legal! Adoreii demais mesmo!
      Beijos!
      http://palomaviricio.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    3. Oiii *-*
      Caramba, como eu queria ter essa coragem! HUAHAUHA ' E na verdade, acho que se eu nÃo tivesse tanto livro pra ler atual e tanta coisa nÃao me chamasse atenção agora, eu realmente leria os clássicos!@ Mas realmente como você, ia pegar literaturas diferentes como russa, inglesa e tal... como você disse, essa coisa do colégio de ficar nos forçando a ler só brasileira e portuguesa (assumo que nunca li nada!) nos traumaitza tirando toda a vontade .-. não entendo, pft.
      Mas enfim... vou acompanhar sua coluna agora pra ver se de repente algo desperta AQUELE interesse que me tire de um livrinho todo IN para pegar um clássico e devorar :D

      Beijo, Nanda
      www.julguepelacapa.blogspot.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Nanda, eu tb me perco nesses lançamentos atuais, mas sempre gostei dos classicos e nunca tomava uma iniciativa para le-los de fato. Mas depois de ver o filme Meia Noite me Paris, foi como um estalo e disse que desse ano não passava, teria que mergulhar de corpo e alma nos clássicos. Que bom que voce vai acompanhar a coluna, tenho certeza que vai gostar de algum desses.

        Beijos

        Excluir
    4. Muito legal mesmo essa sua iniciativa, eu quando li a imagem logo imaginei sobre o que se tratava. Eu amo literatura desde sempre eu acho,o primeiro livro que li de verdade mesmo na minha pré-adolescência foi Memórias póstumas de Brás Cubas do Machado de Assis, e sim, eu entendi o livro e me diverti lendo,rs. Foi aí que percebi que me dou bem com clássicos,e também amo História e coisas antigas, desde filmes,séries,moda, assim como você ><
      Então,como já disse, gostei muito da sua iniciativa! O morro dos ventos uivantes é um clássico que marca mesmo a gente <3 Eu estou louca pra ler os livros da Jane Austen, vejo tantos fãs dela que conheço falando tão bem,até me passaram o e-book e acho que vou ler no PC mesmo por que até encontrar pra vender por aqui onde moro vai demorar. rs
      Enfim,não conheço todos os clássicos que você programou para as resenhas, mas como sou muito interessada neles, vou acompanhar o blog e ler sobre eles sim,sempre é bom conhecer coisas novas, tem vários outros clássicos que recomendo, não sei se já leu,mas A princesinha é um livro lindo <3

      Enfim, não posso deixar de comentar que vi a foto da sua estante num outro post aqui,fiquei de boca aberta de tanto livro D: haha'

      Beijos
      http://mon-autre.blogspot.com/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Fiquei tão feliz com seu comentário, obg mesmo.
        Se voce tiver algumas dicas de livros classicos pode mandar para mim. Tem tantos livros bons, né? Fico perdida nessa quantidade infinita de livros. Espero que goste do projeto, vou por bastante informações além da resenha.

        Beijos

        Excluir
    5. Oi Ju, tudo bem?
      Eu não leio muito os clássicos, acho que não é uma coisa que me atraia muito - só li O Morro dos Ventos Uivantes e é simplesmente perfeito - mas gosto muito de coisas antigas, tipo móveis e roupas, acho tudo tão lindo...
      Adorei a sua ideia, porque aí a gente pode começar a dar um pouco mais atenção aos clássicos e procurar alguns se são realmente bons :)

      Beijos e desculpe por demorar em visitar o seu blog.
      http://thebooksthief.blogspot.com/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Julia, sem problema. Espero que voce goste das resenhas, meu objetivo é que pessoas que não conheçam as historias possam conheço-las um pouco melhor.

        Beijos

        Excluir
    6. Oii
      Parabéns pela iniciativa. Muito legal!
      Dos livros que você vai ler, eu já li As Crônicas de Nárnia, e adorei. Também já li O Retrato de Dorian Gray. :D
      Boa leitura!

      Beijo,
      Gaby
      http://pitadadecultura.blogspot.com/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obg pelo elogio. Eu amo literatura, mas nunca tive uma oportunidade de ler os livros clássicos. Espero com esse idéia conhecer mais os livros e poder mostrar um pouco mais deles.

        Beijos

        Excluir
    7. Oi Ju!

      Olha adorei sua idéia e tb preciso começar a ler os clássicos...eu adoro livros e filmes de época mas ainda não li nenhum clássico fora os de banca.

      Tb quero muito ler o morro dos ventos uivantes...e acho que vou participar tb...rsrs

      Beijos
      Amanda
      leiturahot.blogspot.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Isso seria muito legal. Há algum tempo venho querendo ler os classicos mas fica desistimulada por achar que seria uma leitura dificil, mas até agora não enfrentei nenhuma dificuldade. Eu sempre vou recomendar O morro dos ventos uivantas, por que é um dos melhores livros que eu já li.

        Beijos

        Excluir
    8. Aaaaahhh Adorei essa ideia \o/ Muito bacana!Principalmente para lembrar os leitores dos livros antigos...
      Parabéns \o/
      http://fomesedeevontadedeler.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    9. Adorei a idéia, e iniciativa. Vou tentar fazer minha própria lista para esse ano.

      ResponderExcluir

    Oi!! Eu falo muito abobrinha, então obrigado por comentar.

    Lembre-se de ter cuidado com os spoilers, e sempre respeite as opiniões contrárias.