Resenha: Desventuras em série: Mau Começo/Cia das Letras



"Há muito tipos de livros no mundo, o que faz sentido, por que há muitos e muitos tipos de pessoas  e os gostos são diferentes. Por exemplo, pessoas que detestam historias em que acontecem coisas horríveis a crianças deveriam fechar este livro imediatamente." pág. 78

Os irmãos Baudelaire vivem uma vida normal com seus pais e na sua excelente casa, Violet de 14 anos com suas invenções, Klaus de 12 anos e os livros e Sunny ainda bebe e os seus dentinhos muito afiados, mas tudo muda quando uma grande tragédia se abate sobre eles.

De uma só vez perdem os pais e a casa num terrível incêndio, e com isso as desventuras dos irmãso começam. De acordo com o testamento dos seus pais os tres deveriam morar apenas com parentes, infelizmente para eles o parente mais proximo é pra lá de estranho.

Conde Olaf, não é nem de longe o que se pode chamar de pai ideal nem mesmo uma pessoa agradável, ambicioso, ganancioso e trambiqueiro, seus planos para as crianças são sinistros. E bota sinistro nisso, ao ameaçar a vida da menor das Baudelaire, Conde Olaf tem Violet e Klaus em suas mãos, ele arma uma peça de teatro junto com sua companhia aparetemente ele é ator, mas imagino que é bom somente em enganar os outros e nesta peça haverá um casamento, sendo ele e Violet os protagonistas, para validar o casamento ele convida sua vizinha para interpretar o papel de juiza no casamento, o problema é que ela é uma juiza de verdade, assim o casamento que seria encenado acabaria por se concretizar de verdade, e assim ele poderia usurpar todo o dinheiro dos jovens Baudelaire.

Como o próprio autor deixa bem claro no inicio, meio e fim do livro que os irmãos Baudelaire não terão final feliz, mesmo quando as coisas parecem dar certo, a vida sempre dá uma rasteira neles. Então tenha bastante cuidado, se você gosta de finais felizes, esse livro talvez não é a melhor opção de leitura para você.

Eu ouvi uma frase uma vez que é assim "A covardia do final feliz é a derrota de qualquer históra", e ela se encaixa perfeitamente nesse livro, depois de todos os avisos do autor e das desventuras dos irmãos, não se podia esperar que o final fosse feliz e se fosse perderia todo o crédito. Uma das coisas que eu mais gostei no livro é o amor entre os irmãos e como eles cuidam um dos outros e são unidos mesmo quando as coisas insistem em dar errado.

Lemony é o narrador da historia mas não aparece, seu humor chega a ser negro em algumas partes, mas nada horrivel, mas fiquei muitas vezes com pena dos Baudelaire, por que as crianças realmente não merecem essas desventuras.

Em 2004 foi lançado o filme baseado na série, o filme é a compilação dos tres primeiros volumes Mau Começo/ A sala dos reptéis/O lago das sanguessugas com Jim Carrey como Conde Olaf.


Violet, Klaus e Sunny
Jim Carrey como Conde Olaf
Para finalizar uma informação muito importante, Desventuras em Série é uma série composta por 13 livros, então tenha em mente que ao começar a lê-la, vai precisar percorrer muitas páginas para completar a historias.


Beijos e até
a próxima.

33 comentários:

  1. Ahh, eu nunca tinha ouvido falar desse livro, apesar de ter a impressão de que já vi esse filme.
    Parece bem interessante, apesar do final não-feliz. Eu que gosto muito desse gênero talvez me identificasse.
    Adorei o blog, viu? To seguindo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pouco tempo que eu descobri os livros, é de humor mais negro mas nada pesado. É bastante envolvente e como a historia é curtinha vc fica com gostinho de quero mais. Mas uma informação que eu esqueci de dar é que a série tem 13 livros.

      beijos

      Excluir
  2. Oi Ju!
    Ainda não li esses livros apenas assisti ao filme e gostei bastante. Acho que não gostaria muito do livro, devido ao que você disse de não haver final feliz. Sempre desejo e espero que os livros que eu leio tenham finais felizes, não acho justo quando acontece o contrario, pois os personagens já sofrem bastante durante a história para ainda ter um fim trágico.
    Adorei a resenha!
    beijos.

    Rafa{Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, é verdade é um problema esperar um final feliz para os Baudelaire, na verdade eles até conseguem uma coisa boa ou outra, mas no geral eles acabam tristes, pois tudo o que eles desejam acaba não acontecendo.

      beijos

      Excluir
  3. Bem que quando comecei a ler sua resenha eu me lembrei desse filme! haha' Não sabia que esse livro baseou o filme, já assisti o filme e gostei muito, mesmo me agoniando nas desventuras com as crianças, dá um aperto no coração as coisas ruins que acontecem com elas que o Conde faz com elas :/ Mas fiquei curiosa sim em ler o livro,mesmo sendo adepta a finais felizes. rs Jim Carrey soube interpretar bem o Conde Olaf do livro, na sua opinião? ><

    Ah, você mudou aqui, confesso que não gosto muito do fundo preto, mas achei bem clean e o cabeçalho lindo *O*

    Beijos ;*
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho o filme bem legal, mesmo que os pequenos Baudelaire sofrem tanto, confesso que faz tempo que eu vi pela ultima vez, mas eu acho que o Conde Olaf do livro (pelo menos no primeiro) é um pouco mais sombrio, mais malvado, eu li num blog onde as meninas já leram todos os livros que ele ficou muito caricato, mas eu gosto da atuação dele. Talvez no fim eles possam descansar sem ter o conde para pertuba-los, mas acho que vão ter que passar por muitas desventuras até chegar lá.
      Que bom que gostou, eu não gosto de nada muito claro, por isso optei pelo preto, também que o claro doí minha vista.

      Beijos

      Excluir
  4. Já vi esse filme inúmeras vezes e não sabia que tinha o livro dele. Não me imagino chegando em uma livraria e pegando um livro desse pra ler, não costumo gostar de livros fantasiosos, prefiro os mais realistas, mas isso não quer dizer que nunca tenha lido um livro de ficção, na verdade, estou lendo um agora, A Maldição do Tigre, mas não estou gostando muito :/ Enfim, quem sabe se eu começar a ler esse livro eu não me interesse tanto quanto me interessei pelo filme, né !? BJS

    ResponderExcluir
  5. Oi obrigado pelo comentário. Eu tb tinha visto inumeras vezes o filme sem nem ao menos imaginar que era uma série de livros. Eu amo livros de fantasia, mas não sei se encaixaria Desventuras em Série nesse quesito, acho que ele é mais um livro com uma historia fantastica pelo menos nesse primeiro volume. Que pena que não esta gostando de A maldição do tigre me parece uma historia bem legal.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi querida, sou louca pra ler esse livro, mas é muito difícil de achar para comprar e no único lugar que eu achei era a série completa e não vendia separado e tava o olho da cara $150,00
    Já vi esse filme inúmeras vezes e tenho que dizer que gosto bastante.

    >> Promoção da Semana: Promoção Dupla (Blog + FB) - [http://migre.me/8q0w2] e Sorteio Surpresa Kit [http://migre.me/8pXuW]

    Abraços,
    Marinah Gattuso
    Contato: marinahbarcelos@hotmail.com
    Blog: marinahgattuso.blogspot.com
    Twitter: @blogmarinah_g
    Skoob: http://migre.me/8eOdZ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu consegui o livro numa troca no skoob plus, nem tinha ideia que era tão caro, mas agora vou querer ler até o ultimo livro, mesmo que me bolso chore. Eu também adoro o filme.

      beijos

      Excluir
  7. Morro de vontade de ler essa série, já assisti ao filme e adorei, mas o que me impede mesmo é que a série é composta por 13 livros :s, e como você mesma disse "começar a lê-la, vai precisar percorrer muitas páginas para completar a historias". Mas adorei a resenha, e fiquei com ainda mais vontade de ler a série.
    Bjs

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu maior problema com a série não é nem a quantidade de livros, mas sim os preços que são salgados para livros tão fininhos. Mas agora tenho que ir até o filme, ainda mais por que o livro é muito gostoso de ler.

      Beijos

      Excluir
  8. Eu quero muito comprar o box dessa série, porque morro de vontade de ler. Adorei o quote que você colocou na resenha. Pelo filme já vi que tem muito a ver.

    Adorei. Beijos.

    Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei demais do livro, se eu pudesse comprava o box também, mais é tão caro. Nem sei como vou terminar de ler a série.

      Beijos

      Excluir
  9. Quero muito ler Desventuras em série. Só estou esperando eu ficar menos pão dura para comprar hahahah
    Já assisti o filme, mas já faz tanto tempo que não lembro muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, obg pela visita. Então para mim completar a série vou ter que deixar de ser pão dura tb, por que oh livrinho caro. Issou ou conseguir fazer trocas no skoob.

      Beijos

      Excluir
  10. Eu gostei da resenha e já ouvi falar muito da série, mas sou adepta dos finais felizes e gosto de acreditar que tudo dá certo no final, mas ainda vou ler a série porque apesar de tudo dizem que vale a pena :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, então eu não sei se fui muito dramática na resenha, não é que só acontecem coisas ruins aos Baudelaire, no final eles até se dão bem, mais só um pouquinho. Mas o autor já avisa desde o começo, então fica a cargo do leitor, mas acho que vale a pena ler sim.
      Obrigado pela visita.

      Beijos

      Excluir
  11. Eu ainda não li essa série nem vi o filme =//
    São tantos livros que dá aquela preguiça hahaha
    Estou te seguindo =]

    Beijos.
    #Resenha falada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi obg pela visita e pelo comentário, e sim desanima um pouco saber que são tantos livros, mas eles são tão fininhos. O maior problema mesmo é o preço.
      Beijos

      Excluir
  12. Eu sou louca com essa série! Ela é INCRÍVEL! Uma das minhas favoritas... E o filme também é maravilhoso. Enfim, sou suspeita pra falar porque essa série me deixa mega empolgada sempre que alguém fala dela... rs

    Ju, parabéns pelo blog que tá crescendo! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Mel, eu sempre fico feliz com seus comentarios, a série é incrivel mesmo, já no primeiro livro me pegou de jeito, agora é correr para ler as sequencias o quanto antes.

      Beijos

      Excluir
  13. Oiii *-*
    Eu aaaaamo o filme! haha, msmo, vejo quantas vezes forem possíveis :))) Não li os livros e não sei se leria, rs. Tenho quase que medo de séries grandes demais, HAISUDHIAUHSE' Mas deve ser legal de qq forma xD
    Queria mesmo era que fizessem toda a série em filmes ):

    Beijo, Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amo o filme, ele é tão bom de assistir que não cansa. A série realmente é grande, mas os livros são fininhos, o problema maior é o preço, que é um tanto salgado.
      Beijos

      Excluir
  14. Eu amo os livros dessa série! Esse é o meu segundo favorito dos que eu li *-* O filme é bom, mas, junta vários livros em um filme só =/ Enfim! Parabéns pela resenha, ficou ótima!

    Beijos
    @PollyanaCampos
    entrelivrosepersonagens.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, eu estou gostando bastante da série, vou ver se consigo fazer uma troca no skoob para conseguir o segundo e o terceiro volume.

      bEijos

      Excluir
  15. Adorei seu layout, realmente tem TUDO a ver com o blog, ficou muito bonito e bem feito.
    Quanto ao livro, você chegou a lê-lo ? Eu vi o filme no cinema, mas como eu sou fã desse tipo de livro, sei que nunca (ou quase nunca) são fieis ao livro e que esse filme em particular uniu três livros da série né ?
    Um beijo

    www.asdozebadaladas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim eu li, mas faz tempo que eu vi o filme pela ultima vez, mas pelo o que eu me lembro acho que eles conseguiram se manter fieis a historia. Vou alugar o filme de novo, para refrescar a memoria.

      Excluir
  16. Oi Juliana!!!

    Eu tenho muita vontade de ler esse livro, uma amiga minha diz que ele é ótimo! E eu bem gosto de umas estórias desse tipo, acho que pode mesmo ser uma leitura muito interessante! E o Jim Carrey de Conde Olaf ficou ótimo!!! rsrs

    Beijos!

    Marcelle
    http://bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que se voce tiver a oportunidade deve ler sim, o livro é muito bom e mesmo com o "não final feliz" não tem como não amar a história.

      Excluir
  17. Olá!
    Ja ouvi falar maravilhas sobre essa serie, mas nunca tive muito interesse em ler. Principalmente porque são tantos livros, hehe.
    Mas enfim, quem sabe não dou uma olhada qualquer hora.

    Beijos,
    http://bestherapy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É maravilhosa sim, acho que voce deveria dar uma chance. O problema do livro não é nem a quantidade e sim o preço dos livros que é bem salgado, os livros em sim são bem fininhos.
      Beijos

      Excluir
  18. Me falam muito bem dessa série, eu tenho vontade de lê-la mas ele é compsta por 13 livros e eu já tenho livros demais na minha lista pra comprar, no futuro quando o número diminuir eu vou começar a ler.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Oi!! Eu falo muito abobrinha, então obrigado por comentar.

Lembre-se de ter cuidado com os spoilers, e sempre respeite as opiniões contrárias.