Projeto: Um clássico por mês: Viagem ao Centro da Terra - Melhoramentos / Júlio Verne


Para saber mais clique aqui
 
Eu não sei vocês, mais quando eu era criança sempre quis saber o que de fato existia no centro da terra. Eu sei que a ciência explica, mas dizer isso para uma criança para qual a imaginação e a curiosidade dá opções bem mais interessantes é quase impossível.

E esse continua sendo um dos grandes mistérios da humanidade, objeto de fascínio há muito tempo. Em 1864, o autor francês Julio Verne publicou o livro Viagem ao Centro Da Terra que narra uma incrível viagem aos recônditos mais profundos do nosso planeta.

O ilustre geólogo alemão Dr. Otto Lidenbrock encontra um antigo pergaminho decodificado que pertenceu a um famoso alquimista islandês do sec. XVI, após decifrá-lo com o seu sobrinho Axel, descobre que o pergaminho contêm coordenadas para se chegar ao centro da terra.

Pergaminho encontrado pelo Dr. Otto
Completamente fascinado com a idéia, ainda mais que tudo leva a crer que o alquimista também fez a tal viagem, o professor põe na cabeça que a fará também e irá levar o sobrinho, que faz de tudo para o tio desistir da idéia, mais irredutíve,l ele acaba sendo arrastado para essa loucura aventura.

Da Alemanha eles vão para a Islândia, onde fica o ponto de partida. Lá eles contratam um guia local para auxiliá-los no percurso, o corajoso Hans que será de fundamental importância para a sobrevivência deles durante a jornada.

O professor Lindebrock só tem um objetivo, chegar ao centro da terra, e assim a convivência com ele acaba se tornando insuportável, pois arrisca a vida de todos, não aceita sugestões, erra o caminho e os faz perde um tempão de viagem, seu objetivo científico é maior que tudo.

Enquanto isso, o maior medo de Axel é que de acordo com todas as fontes científicas o centro da terra é um lugar inóspito, com temperaturas elevadíssimas, assim para ele fica quase certo que nunca irão retornar para casa, e culpa o tio por todas as desgraças que lhe acontecem. Para sua sorte, essas tais fontes estavam todas erradas, com as temperaturas se mantendo estáveis, ele passa acreditar na possibilidade de que seu tio talvez tenha razão.

O que encontram no caminho é totalmente inesperado, o acaba os surpreendendo e até os colocando em perigo. Durante o percurso eles encontram rios, água potável, plantas, animais pré-históricos e até uma espécie de homens da caverna, o que eles descobrem lá muda todo o conceito cientifico sobre o assunto, e ao voltarem para casa eles acabam se tornando muito famosos.

Quando você pensa em uma história escrita na metade do século XIX, você imagina aqueles livros grandes, cheios de poeira e difíceis de entender, porém não é isso que encontramos ao ler este livro, você o encontra barato e em versões modernas, é um livro fino, dependendo da edição tem menos de 200 páginas e o melhor é de fácil compreensão.  Além de todo o seu aspecto cientifico e ele também trata de relações humanas, ainda mais que os personagens passam um longo período viajando, o professor Lindebrock é o que mais muda, passa de um professor ranzinza, a um tio preocupado com o bem estar do seu sobrinho.


Sobre o autor: 

Júlio Verne nasceu em Nantes (França) em 8/02/1828, era o mais velho de cinco filhos de uma família abastada. Formou-se em direito e seu pai sempre sonhou que ele se tornasse um proeminente advogado, mais ele sempre se interessou pelas artes.  Seu primeiro livro foi Cinco semanas em um balão publicado em 1863, que fez muito sucesso e o proporcionou fama e dinheiro, a partir daí não parou mais de publicar.
Julio Verne é considerado o precursor do gênero literário da ficção cientifica, tendo antevisto em suas obras o surgimento de vários avanços científicos, tais como o submarino (da obra Vinte Mil Léguas Submarinas – 1870), máquinas voadoras e até viagem ao espaço.
Júlio se casou em 1857, teve um filho e duas enteadas, morreu em 24/03/1905, e é um dos autores mais traduzidos da história, cerca de 148 idiomas. Publicou mais de 100 livros.

Importância histórica:

Com o advento da Revolução Industrial no séc. XVIII, o homem passou a buscar mais e mais avanços tecnológicos, mas foi a partir principalmente da segunda metade do séc. XIX que esses avanços proporcionaram o maior progresso que o ser humano havia experimentado até então.
É nesse cenário que surge a ficção cientifica como gênero literário que aborda o impacto desse progresso sobre o homem e a sociedade (sendo estes reais ou imaginários).
Espaço, fundo do mar, volta em torno da terra, experiências médicas, invasões alienígenas, esses e mais assuntos foram abordados por diversos autores, tais como H.G. Wells (Guerra dos Mundos) e Mary Shelley (Frankenstein), entre os mais famosos se encontra Júlio Verne, que nos levou através de suas páginas, ao fundo do mar, ao espaço e a viagens em volta da terra.

Por que você deve ler:

Esta é uma obra de fácil compreensão e acesso, e ainda narra uma historia tão fantástica, cheia de perigos e descobertas fascinantes, de todas as obras de Julio Verne esta é a única que não se concretizou no mundo real. Mesmo com alguns termos técnicos de estudos geológicos a obra não se torna maçante, é na verdade em algumas partes cheia de suspense. Se você quer começar a ler um clássico e não sabe por qual, este é uma boa sugestão.

Curiosidades:
Ano de Lançamento: 1864
Autor: Júlio Verne
Título Original: Voyage au centre de la terre
País de Origem: França
Filmes:
1958 - Diretor: Henry Levin / Atores: Walter Reisch e Charles Brackett (para mais informações clique aqui)
1976 - Diretor Juan Piquer Simón / Atores: Kenneth More e Pep Munné (Versão Espanhola)
2008 - Diretor: Eric Brevig / Atores: Brendan Fraser, Josh Hutcherson e Anita Briem (para mais informçãoes clique aqui) - Essa versão não tem quase nada a ver com a historia original.
2012 - Diretor:  Brad Peyton / Atores: Dwayne Johnson, Michael Caine, Josh Hutcherson.(para mais informações clique aqui)

Nota:


35 comentários:

  1. Eu nunca li nenhum livro de Julio Verne mas acredito que exista sim um centro da terra, porque o universo é misterioso o suficiente para isso, gostei muito do filme com Brendan Fraser, mas livro é livro né? *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho várias teorias sobre esse assunto, mas acredito que vai ser uma questão para se resolver no futuro.
      Bjs

      Excluir
  2. Esse livro é bem famoso né!!! É um clássico da literatura mundial =)
    Linda estou na fase de ler clássicos pq ano passado entrei em um desafio para ler no mínimo seis clássicos em um ano e estou com quatro ok então vou fazer o seguinte a partir da próxima rezenha dessa temática divulgo esse baner desse novo desafio ok!!!
    Muito legal sua resenha viu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro esses desafios, pode usar o banner, fico feliz. O livro é bem famoso mesmo e muito bom.

      Excluir
  3. Eu ainda não li nenhum livro do Julio Verne e me arrependo um tiquinho disso. To com Cinco semanas em um balão dele aqui pra ler, mas ainda tem tanto livro na frente... ;/

    taiyounorakuen.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho muito vontade de ler esse também, foi o primeiro livro lançado dele.

      Bjs

      Excluir
  4. Não sabia que tinha mesmo esse livro, já vi o filme e se eu não me engano, eles citam e mostram esse livro por lá. Mas enfim, achei bem interessante toda a estória claro e o fato dele ser bem acessível, tanto no número de páginas como no preço, me surpreendeu um pouco e com certeza quero ir atrás de ler esse livro *O*

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não vi esse filme, mais tem o meu fofuxo lindo Josh e que quero ver.
      O livro é bem acessível mesmo, se não me engano no submarino custa uns 10,00 reais. É uma aventura muito interessante, vale a pena.

      Bjs

      Excluir
  5. Muita gente já me indicou livros do Julio Verne! Parecem ser ótimos mesmo.
    O legal desse é que ele não se encaixa nos "padrões de livros antigos" de linguagem, isso anima a ler!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julio Verne é o pai da ficção cientifica, por isso é tão indicado. É verdade, a linguagem do livro é de fácil compreensão, toda vez que leio um clássico fixo receosa quanto a linguagem, mas esse me surpreendeu.

      Beijos

      Excluir
  6. De fato há muitos lances sobre isso. Muitas histórias e até mesmo filmes.
    Mas não dá pra acreditar em tudo que a ciência supostamente prova.
    Adoro teorias da conspiração '-' kk
    parei

    Tem post novo lá, dá um comment?
    www.luliskd.blogspot.com
    (Se ainda não segue, siga xD )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro teorias da conspiração!!
      Esse livro é muito bom, e é uma fantasia muito boa, na verdade é a única história de Júlio Verne que não se concretizou.

      Bjs

      Excluir
  7. Xi! Amiga eu preciso começar a ler esses clássicos, mas do gênero romântico...vc não sabe o qt eu gosto de filmes de época principalmente o de Jane Austen. Preciso ler algunsss e comparar.

    Beijokas
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li Orgulho e Preconceito da Jane Austen e é bom demais. Também adoro filmes de época!

      Excluir
  8. Eu li esse livro quando tinha uns 9 anos. Não lembro tanto dele, infelizmente. É um dos livros que eu gostaria muito de reler.

    ResponderExcluir
  9. Eu li esse livro a uns 500 mil anos HAHAHAH
    acho que foi um dos meus primeiros, me bateu aquela saudade agora.
    vou ler novament.

    Beijos,
    Marina Gattuso
    http://marinahgattuso.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, é sempre bom reler os livros que marcaram a gente.

      Bjs

      Excluir
  10. Oi Juliana! Já seguindo o blog!
    Gostei da postagem!
    Obs: Dei uma olhada na postagem anterior adorei "A maldição do tigre" RSrsr

    Convido-a para seguir meu blog: eternamente-princesa.blogspot.com

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju! Super criativo o post, adorei. Nunca li nenhum livro do Júlio Verne, também porque esse tipo de leitura não faz muito meu estilo ):

    @r_reapeer
    http://www.faseadolescentee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post! Meu pai já tinha me falado da história desse livro, mas eu nunca li e nem assisti ao filme heheh e agora descobri que tem vários =o
    Fiquei surpresa ao saber que é um livro fácil de ser lido e de poucas páginas! Quando der vou lê-lo! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, realmente a leitura é bem fácil, eu me surpreendi por que tem muitos livros antigos que são muito dificieis de ler.
      Bjs

      Excluir
  13. gostei muito. eu ainda não li o livro. mas minha mãe é fã do autor e gosta muito com certeza lerei o/
    beijos
    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, vale muito a pena ler o livro, é bem tranquila a leitura.

      Bjs

      Excluir
  14. Eu sempre ouvi falar sobre esse livro, mas eu NUNCA NUNCA NUNCA NUNCA tinha lido uma resenha e eu me apaixonei pela ideia de ler esse livro.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  15. Ah eu sou louca para ler "Viagem ao Centro da Terra" !
    Quando era criança tbm tinha a imaginação fértil (e ainda tenho rs)
    pra mim esse e "Vinte Mil Léguas Submarinas" são clássicos q eu tenho q ler! ;)
    Tbm nunca tinha lido uma resenha do livro, adorei saber mais da história, e me deu mais vontade ainda de ler *-*

    Tbm amei "Os Instrumentos Mortais" realmente o final nos pega de jeito neh?
    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    http://falleninme.blogspot.com/ Desde já obrigada!

    -PatyScarcella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho uma imaginação bem fértil, eu também sempre tive vontade de ler Júlio Verne aí quando surgiu a oportunidade eu não deixei escapar. Eu sou doida para ler Vinte Mil Léguas Submarinas também.

      Sim, pega mesmo, você fica sem saber o que esperar.

      Beijos

      Excluir
  16. Olá!!
    Tem meme no meu blog para você: http://umbestsellerchamardemeu.blogspot.com.br/2012/05/meme-1-conheca-o-blogueiro.html

    Beeijo e sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
  17. Amei sua resenha!
    Eu li esse livro a muitoooooos anos atrás, mas eu lembro que eu ameiiii
    lendo sua resenha, me bateu uma vontade de le-lo novamente!! Adoro Julio Verne, já li varios livros desse autor. Praticamente todos que eu li dele eu amei

    http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom que você gostou!
      Você e outras meninas que comentaram disseram a mesma coisa sobre sentir vontade de reler o livro, fico muito feliz. Que eu tenha trago com a minha resenha boas recordações.

      Bjs

      Excluir
  18. Olá! Mil desculpas. Há um tempinho vc fez uma visitinha ao meu blog e deixou um comentário, eu deveria ter retribuído antes, mas só vi agora. Antes tarde do que nunca, né. Prometo que da próxima vez serei bem rápida. =)

    Eu amo clássicos. Ainda não li esse, mas já trabalhei em um projeto bem legal no instituto em que eu estudava. Tenho certeza que a leitura é realmente interessante. Gostei do projeto! Com certeza vale a pena conhecer todas essas obras.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso, eu também amo classicos por isso fiz o projeto, acho legal espalhar para as pessoas essas obras.

      Bjs

      Excluir
  19. Foi um dos primeiros livros "de verdade" que eu li e adorei. Eu tinha uns 11 anos na época eu acho. Adoro essa história. Inclusive, se você gosta de opera rock, tem um disco do Rick Wakeman baseado no livro. Tem narrações e músicas baseadas nos acontecimentos dos livros e vários cantores "interpretam" os personagens principais. É ótimo!

    ResponderExcluir

Oi!! Eu falo muito abobrinha, então obrigado por comentar.

Lembre-se de ter cuidado com os spoilers, e sempre respeite as opiniões contrárias.