Resenha: Desventuras em Série #2: A Sala dos Répteis - Lemony Snicket / Cia das Letras



Depois de perderam os pais num terrível incêndio os irmãos Baudelaire não tiveram mais paz, isso por que cruzaram o caminho com um ganancioso parente (de segundo, terceiro ou quarto grau) que fará de tudo para lhes roubar a fortuna.

Quando eu comecei a ler a série eu já esperava que a vida dos Baudelaire não fosse fácil, ainda mais por serem perseguidos pelo Conde Olaf (que se mostra mais detestável e perigoso a cada livro) que quer lhes roubar a herança, mais nesse livro a história ganhou contornos mais sombrios, Olaf não quer só roubar o dinheiro deles, ele quer por fim as suas vidas e fará o que for preciso para isso.

Depois de conseguirem escapar do terrível plano de Olaf de se casar com Violet, o irmãos Baudelaire são enviados para morar no campo com outro parente do qual nunca ouviram falar, mais torcem para que pelo menos ele seja melhor do que o anterior. 




O professor Montgomery Montgomery é um importante herpetólogo (ou seja um especialista em cobras) e é o novo tutor dos órfãos, a primeira vista parece ser um homem muito excêntrico e reservado, mais logo as crianças descobrem que o tio Monty (é assim que ele pede para as crianças o chamar) é um doce de pessoa e que será muito prazeroso morar com ele e conhecer todas as cobras que ele tem em casa.

E por um tempo as coisas parecem dar certo para os irmãos, o tio Monty em breve faria uma viagem ao Peru para coletar novas espécies de cobras e os levaria, por isso eles passaram uma semana inteira fazendo os preparativos para a viagem. Mas como a vida dos jovens não é nada fácil, quando as coisas finalmente parecem melhorar é aí que piora de vez.

O tio Monty tinha um assistente que se demitiu pouco antes das crianças vir morar com ele, por isso ele contratou um novo que chegaria poucos dias antes da viagem. Para completo azar das crianças, Stephano é nada mais nada menos do que o Conde Olaf disfarçado. Quando contam para o tio Monty o que descobriram, este não acredita neles, ele sim acha que há algo de muito errado com Stephano, mais para ele este é um espião da sociedade herpeteológica querendo roubar a sua descoberta, a Víbora Incrivelmente Mortífera.


A víbora incrivelmente mortifera é na verdade bem dócil, e se torna grande amiga de Sunny.

Se tio Monty tivesse de fato acreditado nas crianças quando estas te contaram a verdade sobre Stephano ser o conde Olaf, talvez fosse possível evitar tudo o que aconteceu a seguir

O que mais me irritou nesse livro foi o estúpido Sr. Poe (o responsável por administrar a fortuna dos Baudelaire até Violet ser maior de idade) que não serve para absolutamente nada, mesmo com as evidências todas apontando para a mesma direção, ele só acredita quando quase não há mais chance de salvar os jovens. 

A sorte dos Baudelaire se é que podemos chamar assim é que apesar de Conde Olaf ser um terrível vilão, ele é tanto quanto atrapalhado, na verdade acho que ele se julga tão melhor que todos outros que acaba deixando várias pistas para que os jovens desmascarem ele, mesmo que no último segundo.

Uma coisa que eu achei muito legal e que eu só tinha lido somente em outro livro, é que muito antes do final o autor já conta o que vai acontecer no fim da história, quero dizer ele não conta o enredo todo, mas já nos alerta para o que esta prestes a acontecer, e isso não altera em nada o prazer da leitura, na verdade até aumenta já que você fica ansioso querendo saber como acontece.

  
Violet, Klaus e Sunny - movie
 
Entrada da casa do tio Monty
Tio Monty - filme
             
A Sala dos Repteis

Confira aqui a resenha do primeiro livro: Desventuras em série #1: Mau começo. 


Nota:

23 comentários:

  1. Que resenha legal, me deu ainda mais vontade de ler a série, mas como já comentei na resenha do volume anterior à esse, eu já tenho muitos livros para ler no momento, então vou ter que esperar.
    Só um conselho, na próximas resenhas que você escrever separe a sinopse da sua opinião, muitas vezes os leitores já sabem do que o livro fala e querem apenas saber o que vc achpou dele, e penso que assim a resenha ficaria mais organizada.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo, a fila de livros que eu tenho para ler é enorme também, e só vive crescendo. A minha sorte é que com os livros de Desventuras em série, eu consegui os três primeiros volumes em trocas no skoob.
      Obrigado pela dica, mas eu quase nunca uso a sinopse, por que eu não gosto de ler em outros blogs, por isso nem ponho no meu.

      Bjs

      Excluir
  2. AHH, que vida cruel a dos Baudelaire viu :X Não sei se conseguiria ler essa série e gostar, por que confesso, sou amante de estórias felizes, com finais felizes,etc. rs Mas acho a série ainda muito interessante, acho que seria um desafio literário eu ler esses livros, quem sabe um dia eu não vá atrás de cumprir ele?! *_*

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa série é muito boa mesmo, mas tem umas partes que dão raiva, por que você fica imaginando como que uma historia infato-juvenil pode ter umas partes tão cruéis. Mas é boa e vale a pena!

      Excluir
  3. Oi Juliana, tudo bem?
    Sou louca pra ler essa série desde que vi o filme. E sempre que leio uma resenha dos livros atiça ainda mais a minha curiosidade.
    ps:Adoro essa cena da vibora com Sunny.
    :)
    Abraços,
    Amanda Almeida
    http://vceoqueler.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, tudo ótimo!
      Essa série é muito boa, mesmo que você não concorde com algumas coisas, por que personagens tão jovens sofrendo como eles sofrem dá angustia, mas quando voce começa é por sua conta, já que o autor deixa claro no começo, no meio e até no fim, que se você procura uma historia com final feliz é melhor ir pocurar outro livro. Então né quem prefere se arriscar tem que ir até o fim.

      Bjs

      Excluir
    2. Amo os livros dessa série, e dentre os que eu já li, este é o melhor *-* Sabe, as vezes tenho vontade de socar o senhor Poe u.ú kkkkkk Adorei muito a resenha, super bem escrita. Parabéns!

      Beijos
      @PollyanaCampos
      http://entrelivrosepersonagens.blogspot.com.br/

      Excluir
    3. Oi Polly eu tb adoro os livros, e o sr. Poe é uma idiota de marca maior, que raiva que eu tenho dele.

      Beijos

      Excluir
  4. Eu li o primeiro livro e cara, o Conde Olaf é tão horrível que chega a dar um nojo da leitura. Não sei explicar, mas o livro realmente me deixou com nojo e eu demorei mais do que eu deveria pra terminar.
    Comprei o nono volume no sebo, e quero comprar o segundo na Saraiva quando tiver dinheiro/menos livros pra ler. Me apaixonei pela Violet e pela Sunny, preciso conhecer o resto da história dos irmãos Baudelaire. <3

    taiyounorakuen.blogspot.com
    @taiyounorakuen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho um ódio enorme do Conde Olaf, por que ele é podre, desprovido de qualquer sentimento bom. Mas inexplicavelmente eu li os tres primeiro livros rapidamente.

      Bjs

      Excluir
  5. Amiga, nunca ouvi falar deste livro, e pelo que vi tb tem filme, certo?
    Nossa parece ser muito bom, um livro cheio de emoçoes, aventuras...
    Adorei a dica e vou procurar sber mais sobre o livro e filme..

    beijinhoss
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério?
      A série é muita boa e o filme é fantástico!

      Bjs

      Excluir
  6. Oi flor!
    Eu não li essa resenha pois esse tipo de leitura passa longe do meu gênero..rsrs

    Com relação a questão da Meg, comecei a ler a mediadora e detestei a forma boba como ela desenvolve os personagens e a estória, lutei muito mas só li até a metade..rsrs..dai o meu receio de os outros livros dela seguirem a mesma linha.

    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia essa continuação! Parece realmente bem legal! *-*
    Acabei me deparando com sua resenha de Marina aqui no blog, e concordo contigo, é um livro mágico! O Zafón é de longe meu autor preferido desde sempre! haha

    Beeijos.

    ResponderExcluir
  8. To morrendo de inveja de você, porque eu quero muuuuuuuuuito ler esse livro a muito tempo, mas tenho passado tantos livros na frente dele, nem colocar essa série na minha wishlist eu coloquei. Pecado né?

    É diferente mesmo sabermos do desfecho da história antes do verdadeiro final.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  9. OI Juliana!

    Passando para conhecer seu blog..
    Adoro esse filme. Ainda não tive oportunidade de ler o livros. A sunny é uma fofinha. Eu gostaria de ler para acompanhar as outras aventuras vividas pelos irmãos.

    Sinta-se à vontade para me fazer uma visita ou não ^^
    Bom FDS!

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju!
    Eu tenho muita vontade de ler essa série, mesmo. Mas ela é tão grande que chega a desanimar, sabe? Não tenho tempo nem dinheiro para entrar em uma série tão grande agora. :/
    Mas todos dizem que é uma história maravilhosa, então espero que um dia eu consiga ler.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Olha, eu não conhecia esse livro, mas vou confessar que fiquei super interessada no enredo. Me soou bem contagiante e instigante, de verdade. Premissa e enredos muito estimulantes, e a sua nota me diz exatamente isso. Vou procurar saber mais para ver...

    Adorei o post e a resenha, além das ilustrações. Muito bom!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ahhhh eu quero tanto ler Desventuras em série, sério! Só que sou um tanto pão dura, sabe? O box da série custa quase 200 reais e acabo comprando outros livros mais baratos. Não faz muito sentido, eu sei, vou tentar parar com essas ideias idiotas e guardar o dinheiro (mesmo que demore um pouco) e então comprar heheheheh
    Só não gostei dessas fotos com cobras, morro de medo x_x


    Eu também acho a capa de Um dia com os atores bonita, num geral essas capas são bonitas sim, mas eu não gosto é que coloquem a foto na capa do livro hahah

    ResponderExcluir
  13. Oie...
    Amei sua resenha!
    Sempre fui louca para ler os livros de desventuras em série mais eu não encontro!
    Mais vou continuar tentando! kkk
    Obg pela visita lá no blog!
    tem resenha nova se vc quiser ir lá e deixar um coment...
    http://falleninme.blogspot.com
    Bjão

    ResponderExcluir
  14. Minha linda adorei sua resenha ... Tenho muita vontade de ler essa série um dia =)
    Vi o filme adorei e penso como vc mesmo que o vilão apesar de malvado é bem bobo as vezes.
    Bjão linda e ótimas leituras.

    ResponderExcluir
  15. Essa série é um clássico. Sensacional mesmo. E o narrador Lemony Snicket é um espetáculo à parte, né? Engraçado que até hoje não fiz resenha dessa série lá no blog... Super mancada.

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju, tudo bem?
    Eu morro de vontade de ler Desventuras em série, porque em um ponto, se você para para pensae lembra tanto Harry Potter. Eles nos passam a mesma sensação de familiaridade e todas aquelas coisas loucas que aconteciam com Harry e as coisas malucas que sempre ficam em volta dos Baudelaire. Além disso, ouvi boas coisas da escrita de Lemony Snicket :)
    Beijos
    The Book Thief

    ResponderExcluir

Oi!! Eu falo muito abobrinha, então obrigado por comentar.

Lembre-se de ter cuidado com os spoilers, e sempre respeite as opiniões contrárias.