Resenha: Desventuras em Série #3 - Lemony Snicket / Companhia das Letras



Ano de Lançamento: 2000
Título Original: The Wide Window
Páginas: 186

Definitivamente paz não faz parte do vocabulário dos Baudelaire, isso por que o Conde Olaf os persegue independentemente de para onde o Sr. Poe os leve. E não é diferente quando estes vão morar com tia Josephine.

Depois de conseguirem desmascarar o Conde Olaf na casa do tio Monty as crianças se sentiram aliviadas, mas não por muito tempo, já que ele conseguiu escapar e o (idiota, jumento, imbecil) do Sr. Poe não pode fazer nada a respeito.

Assim os irmãos terão mais uma vez que mudar de casa. Eles irão morar com uma nova tutora, tia Josephine que é uma viúva que morre de medo de tudo (como por exemplo, atender ao telefone) e tem um fascínio (mais que chato) pela gramática.

Ela não é má pessoa (pelo menos isso), mas é muito estranha. Por exemplo, ela morre de medo do Lago Lacrimoso, isso por que seu marido faleceu lá (comido pelas sanguessugas, que são superviolentas quando alguém entra na água com comida no estômago), mas mora numa que casa que fica praticamente suspensa no alto de uma montanha com vista total do lago.

E as esquisitices não param por aí, ela tem medo do telefone (por que pode dar choque), ela tem medo do capacho da porta (onde uma pessoa distraída pode cair), tem medo de maçanetas (que podem se estilhaçar ao serem giradas) e para piorar a má sorte dos Baudelaire, ela tem medo do fogão e não prepara nenhum alimento quente, mesmo nas noites mais geladas.

Eu fico me perguntando se todos os adultos são idiotas ou se é somente em Desventuras em Série, por que vou te contar se pelo menos uma vez alguém acreditasse nos Baudelaire quando eles desmascaram o conde Olaf, muita desgraça poderia ser evitada.

Como sempre conde Olaf aparece para atormentar a vida dos pequenos, dessa vez ele se apresenta como capitão Shawn, e como é obvio logo ganha a confiança de tia Josephine, que nem liga quando os jovens a alertam que ele é na verdade Olaf.

Podemos dizer que ali começou o seu fim, tia Josephine é muito diferente de tio Monty, que era muito querido pelas crianças, ele nunca as abandonaria a própria sorte, já ela...

Também podemos dizer que se ela tivesse acreditado nas crianças quando estas lhe contaram a verdade sobre conde Olaf, ela poderia terminar a história de uma forma diferente da do Tio Monty.

Mas uma vez o personagem que mais me irritou foi o Sr. Poe, por que ele não serve para nada, parece que seu único propósito é fazer com que a vida dos Baudelaire se torne mais enfadonha ou para por suas vidas em risco. E para piorar ainda mais meu desgosto para com ele, tem uma pequenina parte do livro que me fez ter altas desconfianças do personagem.

Você poderia imaginar que o personagem que eu menos gosto é o conde Olaf, mas não, vou dizer até o fim que é o Sr. Poe, por que o conde é um vilão e você só pode esperar dele vilanias, ele é o mal em pessoa, mais ainda assim minha vontade é de esganar o Sr. Poe.

Apesar de tudo de ruim que acontece em suas vidas os irmãos não esmorecem, eles seguem em frente lutando para se livrar do conde Olaf, e mesmo quando tia Josephine se mostra uma pessoa mesquinha, eles não medem esforços para salvá-la, e depois de tudo que acontece eles ainda sentem a falta dela. Outra coisa que eu adoro, é como eles funcionam bem como uma equipe, todos tem um papel importante, até a pequenina Sunny que se mostrou fundamental na travessia do Lago Lacrimoso.

Nota:

Você pode encontrar:

  

24 comentários:

  1. Tenho MUITA vontade de ler os livros da série, por que adorei o filme!! ^^
    A tia Josephine E O Sr.Poe são dois idiotas!! Sério, não os suporto!
    Adooooro o tio Monty, ele é super super! Dá uma atenção maravilhosa para os Baudelaire...

    Haha, acho que um dos personagens que mais gosto é o conde Olaf, ele é demais... Quando eu lembro dele dá vontade de rir, rsrs!
    Aaaah, a Sunny é tão fofinha...

    Adorei a resenha ^^

    Beijos
    Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é muito bom mesmo.
      O Conde Olaf do livro é muito mal, o Jim Carrey ficou engraçado, mas Olaf é o mal em pessoa.
      Sr. Poe, é um imbecil e Tia Josephine teve o que mereceu.
      Sunny é muito mordível.

      Beijos

      Excluir
  2. Apesar de não ter lido a série inteira, é uma das minhas preferidas. Amo a maneira como o autor a escreveu e a temática da mesma. Para mim, dos quatro livros que já li da série, esse é o mais fraquinho. Acho que é porque a tia Josephine e o senhor Poe me irritaram demais kkkk Ela realmente é cheia das esquisitices kkkkk Assim como você disse acho que se os adultos fossem menos idiotas, a história realmente seria muito diferente, mas, acho que foi proposital mesmo, era necessário para como a Aline disse, destacar o alto nível intelectual das crianças. Adorei sua resenha viu?!

    Beijos
    @EntreLeP / @PollyanaCampos
    http://entrelivrosepersonagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, obrigado pela visita.
      Essa série é muito boa mesmo, uma das minha preferidas.
      O Sr. Poe é um imbecil, eu me irrito demais com ele. Tia Josephine argh, chata para caramba.
      Como eu disse para Aline, eu tb acho que o autor quis destacar o nivel intelectual das jovens Baudelaire, mas eu quis dizer sobre o fato de que muitos adultos não acreditam nas crianças/adolescentes como se tudo que eles falassem fosse bobagem, já vi muito isso acontecer.

      Beijokas

      Excluir
  3. Ai Ju, poxa, essa série é tão enorme que apesar dela parecer ser ótima, isso desanima um pouco. :(
    Mas assim que eu tiver dinheiro, quem sabe eu não me aventure? Parece ser uma série fantástica.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, você pode ter certeza que a série é fantastica mesmo, e digo o problema não é a série ter 13 volumes, o maior problema é o preço, é caro demais. O livro é pequeno, tem em torno de umas 200 páginas, como pode custar mais de 30 reais, o trabalho da Cia das letras é fantastico, não tem erro nenhum e o livro é super bonito, mais com o preço que tem muitas pessoas preferem "deixar para depois". Eu consegui os três primeiros volumes no skoob, nem sei quando vou retomar a leitura.

      Beijokas

      Excluir
  4. A cada resenha que eu leio aqui sobre essa série, eu sinto uma agonia por saber que os irmãos se dão mal, mas uma curiosidade enorme em ler os livros, sensação estranha viu :/ Mas se não fosse por ser uma série grande, eu leria, vou tomar como um projeto futuro meu, é o jeito >< rs

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jeni, as vezes eu me sinto mal por só trazer resenhas de séries gigantescas, eu te afirmo que muitas vezes eu só vou descobrir que a série tem 1694552177 de continuações depois de começar a ler.
      Olha quando tiver a oportunidade de ler, tenho certeza que vc vai gostar, mesmo que as vezes as coisas deem muito errado para os irmãos, é sempre bom ver como eles se superam.

      Beijos

      Excluir
  5. Não li os livros ainda, mas tenho uma enorme vontade.
    Tive a oportunidade de assistir o filme, e não sei como, colocaram a coleção
    completa no filme.

    Super resenha.

    Parabéns!

    Bjos,
    Cida
    http://www.moonlightbooks.net/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida, a série é muito boa, eu a amo demais.
      O filme tb adoro, mais ele é um mix só dos três primeiros livros.
      Obg pelo elogio!

      Beijos

      Excluir
  6. Oi Juliana!
    Desculpe a demora em retribuir a visita,mas aqui estou.
    Primeiro parabéns pelo blog e conteúdo,muito bacana mesmo.Eu não conhecia essa série,a primeira vez
    foi quando o Jonas fez resenha do mesmo livro que vc,mas ele foi tão pessimista,kkkk.
    Adorei a resenha.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida obrigado!
      Que bom que gostou da resenha, acho que a série não agrada todo mundo, mas é sempre bom ler resenhas positivas e negativas.

      Beijos

      Excluir
  7. Eu só li um livro dessa série e morro de vontade de ler o resto.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando li o primeiro volume, fiquei doida pelos demais, eu adorei a história, e é uma série que apesar de longa (e cara) vale muito a pena.

      Excluir
  8. Meu blog mudou de URL,agora é esse
    http://cofeeinparis.blogspot.com.br/
    Se puder passa lá!
    em breve também mudará o nome,beijos de Stephane
    especialmente para-Sobre mim e meu mundo

    ResponderExcluir
  9. Oi Juliana!
    Acho que já li os cinco primeiros livros da série e gosto bastante. Não acho tão maravilhosa, mas é, sem dúvida, super divertida.
    É cada desventura que os Baudelaire passa, né? =/ Esse livro está entre os meus preferidos da série, dos que já li, claro. Apesar de tudo gosto da Tia Josephine e acho as maluquices dela engraçadas.
    O Sr. Poe realmente, parece mais o vilão de tudo. Tenho certeza que todos odeiam ele bem mais que o Conde Olaf! SHAUSHAUSH'
    Beijão! ;*

    www.livreiromaluco.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aê alguém que concorda comigo, eu acho o Sr. Poe o verdadeiro vilão seja de propósito ou sem querer ele sempre acaba ferrando os Baudelaire.

      Beijos

      Excluir
  10. Eu tenho muita vontade de ler essa série, quase comprei esses dias por um preço muito em conta, mas eu não sabia se era boa mesmo! A próxima vez que tiver uma promo legal vou comprar, porque adorei a sua resenha!


    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah vale a pena, a série é muito boa.

      Beijos

      Excluir
  11. Depois que li The Basic Eight e Por isso a gente acabou do Daniel Handler, fiquei com muita vontade de ler essa série que ele escreve como Lemony! *----*
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Quero tanto comprar essa série, mas no momento não estou com $tempo$ para gastar quase 200 reais nela =/ hhauheuhauheuh
    Mas você acha que vai ter história suficiente para tantos livros? É que eu tendo a enjoar de séries enormes, sabe? Algumas parecem pura enrolação.
    Acho que vou me identificar com a tia Josephine quando eu ler o livro, já que eu sou muito medrosa também. Não são os mesmos medos, mas são medos que as pessoas acham toscos, de modo geral. Sim, sou idiota. Vou te contar um que eu lembrei porque é parecido com a tia do livro: eu tinha medo de fogão. Não do fogão em si, do forno. Sim, eu demorei muitos anos para criar coragem de ligar o forno, eu tinha medo que explodisse. Há coisas que simplesmente não tem explicação. Pode rir agora e me achar maluca! HHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHHAH

    Adoreiii seu comentário, você entendeu exatamente o que eu quis dizer, mas eu percebi que eu não expliquei muito bem pois esqueci várias coisas legais. Eu também sinto vontade de comprar mais quando está em promoção, isso me faz comprar coisas que eu não preciso ou nem queria, mas já que tá barato... hahahahah Ri muito com o "adoro uma promoção, um cupom desconto" HUAHUAHUAH porque eu também :p Pensei em fazer o post não só pelo negócio do submarino, mas porque mês passado eu assisti muito um programa que chama cupomaníacos. Eu ri demais com aquele povo louco, pense, algumas pessoas gastam 2, 3 mil dólares no mercado e não pagam NADA ou muito pouco por terem milhares de cupons! HUAUHAUHA Isso me faz lembrar ainda mais do Julius do todo mundo odeia o chris... Eu acharia muito legal se tivesse isso no Brasil! HAHAHAHAHAHAHAHA =p
    Olha, eu cheguei a conclusão de que o submarino está louco e um pouco decadente. Muita gente está reclamando dos serviços, meu namorado foi o último a me falar que comprou um livro pra mim há 1 mês e não chegou e pelo jeito nem vai chegar... Sem contar o que você também reparou, dos preços mudarem drasticamente!hahah

    ResponderExcluir
  13. Eu amo essa série. Não canso de dizer. Eu acho que é tudo tão bem bolado, tão divertido e inteligente... Não tem como não se apaixonar pelo estilo irônico do Lemony Snicket. E esse livro é um dos meus favoritões da série toda!

    A tia Josephine é um show à parte. Ela é hilária.

    ResponderExcluir
  14. Um dos meus sonhos é ter toda essa série na minha biblioteca, mas isso vc já sabe né!!!
    Estou adorando acompanhar suas resenhas dessa série por aqui, parabéns pela resenha viu!!!

    ResponderExcluir

Oi!! Eu falo muito abobrinha, então obrigado por comentar.

Lembre-se de ter cuidado com os spoilers, e sempre respeite as opiniões contrárias.