Resenha: Por isso a gente acabou - Daniel Handler / Companhia das Letras

Desculpem pela resenha gigante, mas é que não teve outro jeito.

Título Original: Why we broke up
Ano de Lançamento: 2011
Páginas: 362

Vocês precisam ler este livro!

Ok, tenho que te confessar que você vai terminar ele com raiva e vai pensar em maneiras medievais de torturar o Ed e outra pessoa que em minha opinião merece muito mais do que ele a tortura, mas eu não posso falar quem, por que seria spoiler e ninguém gosta de spoiler.

Também vai ficar pensando como um cara de 42 anos escreve tão bem, mais tão bem que você não tem dúvida de que é uma garota de 16 que esta escrevendo aquela carta com palavras tão afiadas para o ex namorado babaca.

O livro todo é uma carta, uma carta que a Min vai entregar ao Ed, junto de uma caixa com todos os objetos significantes do namoro deles. E cada objeto representa um motivo, um motivo pelo qual aquele relacionamento não deu certo. E enquanto ela vai relembrando desses fatos, ela vai percebendo coisas que se talvez ela tivesse percebido antes, aquele namoro poderia ter um fim diferente.

Todo mundo sabe o quanto os adolescentes de uma forma geral são imediatistas, querem tudo para ontem, querem tudo às pressas, e que nessa idade mais do que em qualquer outra, rótulos e estereótipos definem quem você é, e bem, vemos isso claramente no livro.

Min é uma garota que não tem medo de ser quem ela é, não tem vergonha de vestir o que quer, ou de gostar das coisas que gosta. Já Ed, é o típico garoto popular, estrela do time de basquete, o garoto mais disputado do colégio. Para mim foi exatamente por isso que os dois começaram a sair, ele a achou diferente e ela, bem, ela é adolescente e se o cara mais lindo do mundo te chama para sair, bom, você sai com ele.

O mundo dos dois é completamente diferente, Ed e seus amigos só consomem o que esta na moda, já os amigos de Min, tem um gosto muito mais apurado, ela não se sente assim tão atraída pelo mundo dele, mais ela fica tão apaixonada, tão arrebatada de amor, que passa a freqüentar aqueles lugares cheios de líderes de torcida e atletas, que é muito boring.

Eles não poderiam ser mais diferentes mesmo, acho que se ela tivesse sido um pouquinho mais realista – ok, ela é adolescente eu sei – ela teria visto que esse relacionamento não teria futuro, ela estava vivendo seu primeiro amor, ok, não dá para esperar muito de um adolescente nessa situação, mais se ela tivesse prestado atenção nos amigos pelo menos, ela não teria terminado com o coração partido.

A única coisa encantadora no Ed, é que ele é tipo muito gato, para mim o fato dele ser popular não influencia em nada, mas admito que sair com o cara mais popular do colégio tem um certo charme, mas que se perde todinho se ele for um babaca, e o Ed é um babaca. A coitada da Min só percebeu isso tarde demais, mas bom se ela tivesse prestado um pouquinho mais de atenção teria visto isso, como por exemplo, ele dizer que tudo o que ela e os amigos fazem é coisa de gay, tem algo mais irritante? Ou o fato dele esconder que é muito bom em matemática, com medo do que os amigos dele vão pensar. Eu disse não é, BABACA.

Mesmo que cada item da caixa tivesse um valor significativo no término do relacionamento deles, eu estava esperando pelo golpe final, eu sabia que ele iria fazer um babaquice muito grande, que iria partir o coração da Min, e o que ele fez é completamente imperdoável, uma coisa muito imatura - e que me fez pensar que ele fosse no mínimo retardado mental, mas aí lembrei que ele é adolescente - mas por mais incrível que pareça ainda tem outra pessoa nessa equação muita mais sacana que ele (que vocês vão ter que descobrir sozinhos infelizmente, eu queria dissertar horas sobre a pessoa em questão com vocês, MAS EU NÃO POSSO POR QUE É SPOILER *LÁGRIMAS*).

Chega de falar de Ed, acho que vocês entenderam que ele é um BABACA.

Eu adorei os amigos da Min, eles sim são muito legais (eles preparam comidas juntos e gostam de filmes antigos) e leais também, deles ela nunca precisa esconder quem é, não como Ed faz eu prometi, desculpa. São eles que dão apoio, é o Al o seu melhor amigo que a leva no caminhão de entrega do pai dele a casa de Ed para ela deixar a caixa, e durante o percurso não a atrapalha enquanto ela vai escrevendo a carta.

Eu não sei se vocês já fizeram isso, mais toda vez que eu ficava com raiva de alguém ou de alguma coisa que me chateava, eu escrevia, deixava fluir todo o meu descontentamento nas páginas e páginas de diários ou cadernos, e saía tudo num jorro só, às vezes três, quatro, cinco páginas, de tudo aquilo que eu estava pensando no momento, e se vocês já fizeram isso, sabem que essas palavras tão pessoais às vezes saem um pouco confusas.  

Não que a história seja confusa, não é isso, a impressão que eu tive com o livro foi que ele foi escrito assim sabe naquele momento total de desabafo, o Daniel Handler é tão bom escritor (Ele é muito bom mesmo, corre gente para ler alguma coisa dele) que te passa àquela sensação de que a menina esta escrevendo aquilo como um desabafo bastante raivoso.

Uma última coisa, por que a resenha já esta gigante, quando eu digo que eu sou diferente, é uma coisa, agora quando meu namorado e todos os amigos deles dizem “Você é... diferente” é sacanagem. Não a Min, não é diferente, ela não é um ET que caiu no nosso planeta, ela é diferente das pessoas que o Ed conhece isso não é ruim, na verdade é muito maravilhoso.

O livro é perfeito, não só a história, a diagramação, os desenhos, são MUITO LINDOS, vale cada centavo. Outra coisinha, a Min vive citando diversos filmes, comparando as situações que vive com eles, uma pena que não sejam reais, por que dá uma vontade danada de vê-los.

Quote:
“O dia está lindo, ensolarado e tudo mais. É daqueles dias em que você acha que tudo vai dar certo etc. Não era o dia para isso, nem para nós, que saímos de 5 de outubro a 12 de novembro. Mas já é dezembro e o céu esta claro, assim como tudo agora esta claro para mim. Estou contando por que a gente acabou, Ed. Estou escrevendo, nesta carta, toda a verdade sobre o que aconteceu. E a verdade é que, porra, eu te amei demais.”

Daniel Handler, é Lemony Snicket, pseudônimo que usou para escrever Desventuras em Série.
Só mais uma coisinha, O LIVRO VAI VIRAR FILME!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 

Você pode encontrar:


33 comentários:

  1. Eu já tinha vontade de ler esse livro por causa do autor, mas depois que li a sua resenha fiquei ainda mais desesperada para poder ler! *-*

    http://chicklitobsession.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É de dar desespero mesmo, fiquei sabendo desse livro no começo do ano, e foi uma espera tortuosa até pode lê-lo, mas valeu muito a pena.

      Excluir
  2. Oi Ju! Eu estou louca para ler esse livro faz tempo e não vejo a hora de comprar, principalmente porque é com o autor de Desventuras em Série.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah é eu fiquei louca por esse livro por que ele é o autor de Desventuras em série, e ele É SIMPLESMENTE DEMAIS, merece ter muitos mais livros lançados aqui para nós!!!!!
      Beijos

      Excluir
  3. PÁRA QUE EU PRECISO COMPRAR ESSE LIVRO :/ hasuhu' Terceira resenha em um blog que super confio *e amo* falar super bem desse livro, eu vi a diagramação dele em uma caixa correio em um blog e fiquei encantada *O* Preciso mesmo ler esse livro :/ rs

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ownnn fiquei super contente com o elogio!!! Muito fofa você.
      O livro é muito bom, merecia ser distribuído de graça, todo mundo deveria tê-lo, por que é bom demais.

      Beijokas

      Excluir
  4. Jú, amei demais sua resenhona rsrsr Achei o livro super bacana, e vou torcer para que no final o Ed tenha o que merece, pelo menos um soco na cara ou algo parecido rs Gostaria muito também que ela tivesse um final bem bacana, com um amigo sei lá, queria que ela tivesse seu final feliz *-* Odeio quando a pessoa tem uma decepção amorosa e não encontra um novo amor depois... sei que a vida real não é assim imediatista no quesito ''deu tudo certo'' mas gosto de pensar que tudo deve e pode ser ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, eu não quis falar muito do final, as coisas não acabam assim do jeito que muitos desses livros de ya terminar, fico um pouco subentendido, mas o suficiente para acalentar corações.

      Beijokas

      Excluir
  5. Miga simplesmente adorei sua resenha e relaxa com essa questão de tamanho pq quem conhece seu talento não vai perder a oportunidade de ler sua opinião querida. Consegui sentir o clima do livro pelas suas palavras e fiquei curiosa, apesar de estar começando a ficar cansada de ler livros sobre adolescentes =/ mas devido o autor ter talento deve valer cada centavo como vc disse né!!!
    Qnd eu era mais jovem tbém tinha mania de escrever qnd tava chatiada, parece que eu ficava mais inspirada.
    bjos e seu blog tá lindo viu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai eu fico me achando com esses elogios!
      Quando o autor sabe escrever bem, não tem como se cansar de histórias com adolescentes, ele te passa uma sensação tão verdadeira, é uma situação por qual todo mundo passa/já passou/ou vai passar, nada muito mirabolante, mas extremamente bem escrito.

      Beijokas

      Excluir
  6. Oi Juliana!

    Eu tenho muita vontade de ler esse livro, imagino que ele deva ser incrível. Adorei esse quote, a coisa toda parece ser bem sentimental. Adorei a resenha, passou bastante do que devemos esperar!

    Beijos, Marcelle.
    http://bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo sentimental, e lindo, maravilhoso, tão tudo de bom. é uma situação pela qual todo mundo vai passar ou já passou, podemos dizer que rompimentos acontece todos os dias, e o autor soube escrever uma história sensacional, não é mirabolante, é simples mas é demais.

      Excluir
  7. Adorei muito o blog, já estou seguindo. Se puder, passa lá no meu? Siga se gostar (: 1bj.
    mentaerosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Quando eu soube da existência desse livro, ele automaticamente entrou pra minha listinha de "OMG por ele eu até rodo bolsinha na esquina!", por ser um livro do meu eterno Lemony Snicket sem que eu precise comprar mais 20 continuações e por ter a impressão de que vou me identificar demais com a garota.
    Adorei a sua resenha,e o quote me lembrou algo que eu escreveria/falaria. Agora só falta alguém(namorado) me dar o livro, mimimi. '^'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Daniel é demais, quando fiquei sabendo do livro quase surtei com a espera, e quando peguei para le eu praticamente devorei o livro de tão bom. O fato de não ter um milhão de continuações é um bom atrativo tb. O problema maior é o preço, quem me dera ter um namorado bacana para me dar presentes legais assim ;)

      Excluir
    2. Meu namorado tá longe de ser bacana, mas meu aniversário tá chegando aí e ele é obrigado³ a me dar alguma coisa, senão eu surto com ele. 8D

      Excluir
  9. Eu li metade dessa resenha e já fui correndo adicionar o livro no meu Skoob. Sério, ele parece simplesmente tudo que eu preciso ler. E esse quote me seduziu, só achei o preço dele meio salgado... x.x
    Talvez eu procure ele num sebo ou no Wallmart (uma amiga me disse que livros lá é uma pechincha! :O)

    Beeijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é muito bom mesmo, o único porém fica por conta do preço. Eu não sei sobre o Wallmart, vou dar uma conferida.

      Beijos

      Excluir
  10. Oi!
    Esse livro parece ser muito. Já li alguns comentários sobre ele e fiquei interessado.
    E confesso que não fico animado quando dizem que vão lançar um filme. Geralmente é tudo diferente do que eu esperava.
    Enfim, sobre a resenha, eu adorei.
    É a primeira vez que visito o blog e espero visitá-lo mais vezes.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando fico sabendo que vai virar filme, eu tb fico com o pé atrás, mais como fizeram um trabalho bem legal com Desventuras em série, eu fico imaginando que com esse será o mesmo.

      Excluir
  11. Ai Juhhh, eu fiquei olhando este livro na vitrine da livraria e por medo não o comprei.
    Agora sua resenha me deixou louca de vontade de ler. rsrss
    Mas vou esperar, to com 3 livros aqui por ler e lendo Insaciável (E sim o Lucien é tuuudo!! rs), parabéns suas resenhas são ótimas!!!!

    Beijooos

    Jaque - Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaque, o livro é muito bom e vale a pena.
      Sim Lucien é muito "eu quero um para mim", esse livro é muito bom.
      Obrigado pelo elogio, bjs.

      Excluir
  12. Esse livro me parece realmente bem interessante! Já havia lido algumas resenhas dele, e fiquei bem curiosa, mas não desesperadamente, sabe?
    Resenha longa (não achei tanto assim...), mas maravilhosa!!! Parabéns

    Beijos
    Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é, sim. Alguns livros me deixam assim tbm. Mas não foi o caso desse quase morri com a espera, mas valeu a pena.

      Excluir
  13. Parece ser bem legal! E estou te seguindo


    Depois de séculos sem postar eu voltei, e mudei o look e comecei a postar meu primeiro conto de terror.
    Acesse lá e confira!
    @littlepistols
    http://portifoliodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu me apaixonei por este livro quando vi o video do autor no metro em londres, acho que metro kkkkkkkkkkkk
    Jú fiz uma nova promo!!! Dá uma olhada e ve se vc gosta (espero que sim)=D
    Bjocas e bom fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  15. Todo mundo está falando super bem bem desse livro e a sua resenha me deixou ainda mais curiosa. Preciso comprar e conferir.

    Beijos :)
    http://ummundodecomentarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu preciso ler este livro =OO Sério mesmo, já estava louca pra ler, porque adoro o autor (concordo com vc, ele escreve MUITO BEM, desventuras em série que o diga!) e agora que li sua resenha, fiquei ainda mais curiosa. Quero saber quem é essa segunda pessoa ainda mais babaca, quero saber o que cada objeto representa e conhecer um pouco mais do universo dos personagens >< Parabéns pela resenha!

    Beijos
    @EntreLeP / @PollyanaCampos
    http://entrelivrosepersonagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oie!

    Só pelo livro já ter uma premissa diferente de tantos outros livros que abordam o romantismo (dá pra chamar esse de romântico? hahaha), eu fiquei interessadíssima a ler. Gosto quando escritores se propõe a escrever de uma forma diferente, simples e que te levam junto com a leitura. Essa coisa de escrever em formato de carta é ótima!

    Vou adicionar este livro à minha lista!

    Bjins

    www.dicasoutravessuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Estou com vontade de ler esse livro desde que o vi na livraria. Dei uma olhada rápida e achei muito fofo as ilustrações :) Estou curiosa para saber quais são esses objetos hihihi
    Ah, adorei sua resenha! E da para perceber o quanto você gostou do livro heheheh

    ResponderExcluir
  19. Estou doidinha por esse livro, mesmo depois de várias resenhas não tão positivas assim. Mas a sua está ótima, bem animada. Fiquei mega curiosa com essa coisa da carta e da caixa, e é claro, quando falam pra mim cara mais gato e popular da escola eu caio logo no esteriótipo, então não me surpreende ele ser um babaca. Mas vamos ver no que dá ;)

    Beijitos
    http://www.bookpetit.com/

    ResponderExcluir

Oi!! Eu falo muito abobrinha, então obrigado por comentar.

Lembre-se de ter cuidado com os spoilers, e sempre respeite as opiniões contrárias.