Resenha: Desventuras em Série #4: Serraria Baixo Astral - Lemony Snicket / Cia das Letras


Título Original: The Miserable Mill
Ano de Lançamento: 2000
Páginas: 194

Não é segredo para ninguém que conhece a série, através dos livros ou até mesmo do filme, ou para quem esta acompanhando as resenhas do blog, que a vida dos Baudelaire não é fácil. Depois de perderem os pais em terrível incêndio, se depararam com um vilão terrivelmente inescrupuloso, que faz de tudo para se apossar da fortuna deles. 

Conde Olaf não da sossêgo, e sempre inventa um plano mirabolante para roubar o dinheiro. E exatamente por serem tão mirabolantes, que esses planos, apesar de chegarem bem perto de se concretizarem, sempre são vencidos pela esperteza dos irmãos Baudelaire. Mas, também depois de passarem tantas amarguras, pelo menos algo de bom tinha que acontecer.

Desde o fim trágico dos seus pais, as crianças passaram por diversos lugares, a fatídica estadia na casa de Conde Olaf, uma agradável temporada na casa do Tio Monty, mas que, infelizmente teve um fim trágico. Uma outra temporada não tão agradável assim na casa da Tia Josephine, mas que com certeza foi muito melhor do que o tempo em que eles permaneceram na Serraria Alto Baixo Astral.

Eu tenho quase certeza de que comentei nas outras resenhas, que o autor do livro, Lemony Snicket, nas sinopses (e até mesmo no começo/meio/fim dos livros) diz que se você procura uma história com final feliz, talvez com certeza, a história dos irmãos Baudelaire, não seja a mais indicada para você. E posso dizer por experiência própria, que, apesar de parece um exagero, não, não é.

Por isso quando li a sinopse de Serraria Baixo Astral, fiquei bastante apreensiva pelo que estaria por vir. Me digam se vocês não ficariam também se lessem isso:
“... de todos os volumes que contam a vida infeliz dos orfãs Baudelaire, Serraria Baixo Astral talvez seja o mais triste até agora.” 
E, mais uma vez o autor não exagerou. Depois do que aconteceu com tia Josephine, os irmãos, mais uma vez tiveram que mudar de casa, e dessa vez, não tiveram nenhum bom momento na Serraria Alto Astral. 

Até mesmo enquanto estiveram na casa do Conde Olaf, podiam contar com a ajuda da juíza Strauss. Mas agora na Serraria Alto Astral, eles não tem ajuda de ninguém, e pior, ainda têm que trabalhar lá (acredite se quiser). Isso por que o seu novo tutor, conhecido apenas como Senhor, garante que, em troca do trabalho deles, manterá o Conde Olaf afastado, e eles não precisariam mais se preocupar com ele. Muito justo, não?

Fico me perguntando como é que o Conde Olaf consegue saber para onde o Sr. Pole levará as crianças, antes mesmo deles chegarem lá. Já disse antes, que tem alguma coisa estranha com o Sr. Pole, ele pode não ser mal, mas é muito incompetente. 

Diferente dos outros livros, Conde Olaf demora um pouco mais para aparecer neste volume, mais, infelizmente ele aparece, e dessa vez quase consegue separar os irmãos. Por muito pouco uma tragédia não acontece.

A série tem 13 livros (para felicidades de uns e desgosto de outros), e quando terminei o terceiro livro, comecei a questionar, se todos os livros seriam assim, eles indo morar com um novo tutor, e o Conde Olaf tentando roubar a fortuna, mas não. Apesar de parecer um pouco repetitivo os primeiros livros, ao longo da série, vamos descobrindo mais segredos sobre a família Baudelaire, e todos os tutores que eles tiveram até então.

News:
O autor Daniel Handler lançará outra série sob o pseudônimo Lemony Snicket, All The Wrong Questions (Todas as questões erradas), o primeiro livro, "Who Could That Be at This Hour?" (Quem pode ser a essa hora?), sairá em outubro. Será um relato auto-biográfico da juventude de Lemony em uma pequena cidade esquecida, e seu envolvimento com uma misteriosa organização.

O selo jovem da Companhia das Letras, Seguinte, lançará o livro em outubro/2012.


Confira as outras resenhas dos livros:
                
        

Nota:

12 comentários:

  1. Oi Ju! Ah você sabe que eu estou louca para ler Desventuras em Série e continua com essas suas resenhas cheias de elogios!
    Comprei Por Isso a Gente Acabou dele também e estou louca para ler, provavelmente vai ser o próximo livro que eu vou pegar :D
    Beijos!
    http://thebooksthief.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu tenho vontande de ler essa série, primeiro
    por que é muito comentada e segundo por o filme ser legal.
    A resenha está ótima, parabéns

    Lucas
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ah, eu queria muito ler essa série. :X
    No meu colégio tinha todos, mas nunca tive tempo de ler D:
    Gostei daqui. Visita-me?
    ;*

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju, gostei muito da sua resenha, a capa deste livro é linda e triste tb...
    Nunca li nenhum livro da série e tenho muita vontade..

    beijos
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Miga adoro suas resenhas mas nessa queria saber um pouco mais =/ assim tô cada dia mais curiosa. Vc tem os 13 livros????
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Li até o terceiro volume da série e acabei cansando... mas é bom saber que a história vai mudando um pouco. Quem sabe um dia não pego pra ler de novo!

    ResponderExcluir
  7. Sou louca para ler a série, mas são tantos livros e eles são tão caros que desanima.
    Mas lendo a resenha fico morta de curiosidade...
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Ju, eu já disse aqui várias vezes que eu quero muito ler essa série, não é mesmo? Espero ter a oportunidade de ler em breve, mesmo que eu tenha me decepcionado com o autor em "Por isso a gente acabou". Mas é um livro totalmente diferente, então... quem sabe?

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  9. Então esse é o mais triste da série? Ai meu Deus. Minha irmã está pra me emprestar a série e ja estou até vendo. Vou ficar apaixonada pela estória. Só de ler suas resenhas, eu já tenho certeza disso.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  10. coincidência: falei dessa série no meu blog hoje! é uma das minhas preferidas, embora ache os três primeiros livros fraquinhos em comparação ao resto (o que não deixa de ser bom haha). a partir desse daí fica magnifíco, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  11. Bah, achei meio repetitivo mesmo essa estória dos irmãos indo para a casa de um novo tutor e o conde querendo prejudicar eles, mas que bom que não é SÓ isso o enredo dos livros <3 Ainda quero ler todo eles :/

    Beijos ><

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju!
    Ahhh eu quero tanto ler essa série!
    Eu confesso q só vi o filme por partes(as vezes pegava do meio e as vezes só o quase fim... Sem nunca vê o começo e o fim!;/) Mas mesmo assim eu gostei e acho q vou gostar mais ainda dos livros. Adorei sua resenha, poxa coitados parece q a vida deles tem muita infelicidade mesmo rs
    Eu sei q o autor avisa q essa não é uma história com final feliz, mas eu ainda tenho esperanças! rs

    Aaaaah Juliana! Eu louca pra ler o segundo dos "Jogos Vorazes" aqui e vc fala q é o melhor e q tem é tensão do início ao fim? Q maldade me deixar assim ansiosa rsrs

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    http://falleninme.blogspot.com/ Desde já obrigada!

    -PatyScarcella

    ResponderExcluir

Oi!! Eu falo muito abobrinha, então obrigado por comentar.

Lembre-se de ter cuidado com os spoilers, e sempre respeite as opiniões contrárias.