Top 5: Desejados (Clássicos)

Mais um post com os livros que eu mais desejo, no momento, mais dessa vez quis fazer diferente, e apresentar a vocês os clássicos que eu mais quero ler - e digo a vocês os mais difíceis de encontrar.

Ana Karênina - Liev Tolstói

Uma das melhores obras de Tolstói, o romance Ana Karênina narra a história do amor difícil e controvertido vivido pela protagonista Ana na Rússia czarista. Ela é uma mulher casada que vai atrás de seu amante Vronski mas, arrebatada por uma paixão proibida, resvala cada vez mais para um abismo de mentiras e destruição. Tolstói questiona o significado da vida e da justiça social tendo como pano de fundo as crises familiares. É o maior romance do adultério na literatura universal.

Eu me lembro que desde que eu li sobre essa história no livro Ler, Viver e Amar, eu fiquei muito curiosa para ler, assim como outras obras da literatura russa, me chamam bastante atenção. Vai ter filme com a Keira Knightley, o Jude Law e o Aaron Johnson, e eu pretendia ler antes, mas esta difícil encontrar.


O Apanhador no Campo de Centeio - J.D. Salinger


O Apanhador no Campo de Centeio narra um fim-de-semana na vida de Holden Caulfield, jovem de 16 anos vindo de uma família abastada de Nova York. Holden, estudante de um reputado internato para rapazes, volta para casa mais cedo no inverno depois de ter recebido más notas em quase todas as matérias e ter sido expulso. No regresso a casa, decide fazer um périplo adiando assim o confronto com a família. Holden vai refletindo sobre a sua curta vida, repassa sua peculiar visão de mundo e tenta definir alguma diretriz para seu futuro. Antes de enfrentar os pais, procura algumas pessoas importantes para si (um professor, uma antiga namorada, a sua irmãzinha) e tenta explicar-lhes a confusão que passa pela sua cabeça. Foi este livro que criou a cultura-jovem, pois na época em que foi escrito, a adolescência era apenas considerada uma passagem entre a juventudade e a fase adulta, que não tinha importância. Mas esse livro mostrou o valor da adolescência, mostrando como os adolescentes pensam.

Eu tinha vontade de ler esse livro, mais não era nada muito urgente, mais depois de ver uma vídeo-resenha dele, eu fiquei muito empolgada, por que eu não sabia direito do que se tratava a história, e eu fiquei encantada. O problema desse livro é que ele é caro, e eu não estou com condições financeiras no  momento. 


Laranja Mecânica - Anthony Burguess

Narrada pelo protagonista, o adolescente Alex, esta brilhante e perturbadora história cria uma sociedade futurista em que a violência atinge proporções gigantescas e provoca uma reposta igualmente agressiva de um governo totalitário. A estranha linguagem utilizada por Alex - soberbamente engendrada pelo autor - empresta uma dimensão quase lírica ao texto. Ao lado de "1984", de George Orwell, e "Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley, "Laranja Mecânica" é um dos ícones literários da alienação pós-industrial que caracterizou o século XX. Adaptado com maestria para o cinema em 1972 por Stanley Kubrick, é uma obra marcante: depois da sua leitura, você jamais será o mesmo.

Depois de ler Jogos Vorazes, eu me interessei muito por distopias, e com tudo de bom que eu li sobre esse livro, ele não podia faltar na minha lista de desejado.


1984 - George Orwell

"1984" não é apenas mais um livro sobre política, mas uma metáfora do mundo que estamos inexoravelmente construindo. Invasão de privacidade, avanços tecnológicos que propiciam o controle total dos indivíduos, destruição ou manipulação da memória histórica dos povos e guerras para assegurar a paz já fazem parte da realidade. Se essa realidade caminhar para o cenário antevisto em 1984 , o indivíduo não terá qualquer defesa. Aí reside a importância de se ler Orwell, porque seus escritos são capazes de alertar as gerações presentes e futuras do perigo que correm e de mobilizá-las pela humanização do mundo.

Acho que quando se fala em distopia, esse é sempre o primeiro clássico do gênero que vem em mente. E mesmo antes de ler A revolução dos bichos, e me encantar com a escrita do autor, esse livro já estava na minha wishlist. é uma das minhas próximas compras.


Por quem os sinos dobram -  Ernest Hemingway

Esta é a nova edição do clássico "Por Quem os Sinos Dobram", agora com nova tradução. Esta comovente história, cujo pano de fundo é a Guerra Civil Espanhola, narra três dias na vida de um americano que se ligara à causa da legalidade na Espanha. Hemingway conseguiu que seus leitores sentissem que o ocorrido no país ibérico em 1937 era apenas um aspecto da crise do mundo moderno. A obra foi eternizada no cinema numa produção norte-americana, dirigida por Sam Wood, com Gary Cooper e Ingrid Bergman nos papéis principais. A trama gira em torno de Robert Jordan (Gary Cooper), o americano integrante das Brigadas Internacionais, que luta ao lado do governo democrático e republicano, recebendo a missão de dinamitar uma ponte. Com ele está um grupo de guerrilheiros/ciganos integrado por Pilar (Katina Paxinou, que recebeu Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante), mulher com extraordinária força de vontade, o perigoso Pablo (Akim Tamiroff) e a bela Maria (Ingrid Bergman). A relação entre Robert e Maria acabou por se tornar uma das mais inesquecíveis histórias de amor da literatura moderna e do cinema. Hemingway começou a escrever o livro em 1939, em Cuba, onde morava. Publicado em 1940, foi sucesso de crítica e público. Por razões políticas, no entanto, deixou de receber o Pullitzer, prestigiado prêmio literário dos EUA, apesar de eleito por unanimidade pelos jurados.

Esse é outro livro que eu quero muito ler, mas não encontro em lugar nenhum para comprar, desde que eu vi o filme Meia noite em paris, eu sinto a necessidade de ler alguma coisa do autor, quero começar por esse.


E vocês quais são os clássicos que vocês querem ler?

16 comentários:

  1. Amiga adorei o post e desses relacionados aqui o único que li e amei foi 1984.
    Os outros da lista são ótimos também, vc tem um bom gosto indiscutível.

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliana, tudo bem?
    Sua lista de clássicos é formidável e te dando uma dica, é mais fácil encontrá-los em sebos. De todos que você citou, li apenas 1984, é um livro incrível. Espero que você lê-los em breve.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju, bom como vc deve saber eu não sou de ler classicos, mais vc le tantos e sempre tem tantos aqui, hehe que eu realmente gostaria de mudar isso...
    Tem algum que possa me indicar?

    beijos
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu to com Laranja Mecânica em inglês pra ler faz séculos e ainda não criei coragem. Comecei algumas vezes mas achei a linguagem tão³ ruim que deixei ali, pra quando eu tiver mais coragem/saco.
    1984 é maravilhoso! Vale cada centavo, mesmo comprando ele em livraria e não em sebo.
    Ana Karenina saiu uma versão pocket pela LPM bem bonitinha, vi esses dias na Livraria Curitiba mas³ deve ter na Saraiva e na Cultura também. Custava uns 18 conto.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, são tantos clássicos... Mas vou tentar fazer minha lista:

    - O Retrato do Artista Quando Jovem, do Joyce
    - Alguma peça do Shakespeare completa no original (eita treinar o inglês!)
    - Retrato de uma Senhora, do Henry James
    - Esaú e Jacó, do Machado de Assis
    - Madame Bovary, do Flaubert

    Adorei a lista e a iniciativa, Ju!

    ResponderExcluir
  6. "O Apanhador no campo de centeio": POR QUE TÃO CARO? Um livro tão pequeno e tão caro. Sou doida para ler, mas assim é complicado.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju!
    Adorei a sua lista, só livros bons! Eu nunca li Laranja Mecânica, mas já assisti ao filme em uma aula da faculdade; lembro de ter ficado um pouco chocada com tudo que vi, deve ser uma leitura forte. Também já coloquei Ana Karênina na minha lista de desejados, quero muito ler. ;)
    Beijinhos.

    Rafa{Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  8. Oiii :)
    Sempre me penitencio por nunca ter lido um clássico e pior, ter muitos que sempre me deixaram muito curiosa! Dwessa sua lista, por exemplo, morro de vontade de ler Laranja Mecânica! Nunca vi o filme, mas a história me deixa curiosa (pois é, distopias! rs). 1984 também me atiça, assim como o outro do autor, Revolução dos bichos, acho, né? hm* rs. Não lembro bem xD

    Beijos, Nanda
    Julgue pela Capa

    ResponderExcluir
  9. QUE BLOG GIRO!

    Vce juntou duas paixões minhas de um jeito muito interativo: leitura e escrita!

    Adorei horrores!

    Se quiser, por favor, siga-me!

    Beijinhos gata!

    ResponderExcluir
  10. Oi flor!
    Preciso ler clássicos tb!! Mas mal consigo ler os que tenho pra ler...
    Adorei suas escolhas, não conhecia alguns...
    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Mew, vou te falar uma coisa, eu adoro quando você posta sobre os clássicos porque eu to querendo dar umas investidas neles agora e você tem sempre as melhores dicas e melhor opções, meus favoritos são cheio de links para o seu blog. UAHSUUAHHUSAHUUHSA

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju!!!
    Adorei teu post, eu tenho muita, mas muita vontade de ler Poque os Sinos Dobram e O Apanhador no Campo de Centeio.
    Um beijão
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  13. Amo clássicos, porém quase não dou oportunidades para eles... Enfim! Amei suas dicas, me encantei com a capa de Laranja mecânica, já ouvi coisas muito boas sobre este clássico, fiquei curiosa! haha.
    Bjs, Ruama.
    http://esquiloscorderosa-ruama.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Laranja Mecanica e 1984 já estão na minha lista de desejados há ERAAASSSS.
    Ate tinha me esquecido deles rsrsrs

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  15. Eu gosto muito de clássicos, mas eu tenho dado uma relaxada com eles e preciso tirar o atraso, se não me engano o último que li foi Brás Cubas no início do ano, e eu estou com O Guarani aqui em casa faz um tempão e ainda não li. Eu quero muito ler 1984, ele é tipo o pioneiro de todas as distopias, e sinto que para ler outras distopias como Jogos Vorazes e Starters eu preciso ler essa primeiro.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju!
    Anna Karenina é um livro que eu quero ler há um tempinho também, principalmente porque se passa na Rússia e eu nunca li nenhum livro assim. O Apanhador no Campo de Centeio parece ser ótimo, eu ainda não tinha me interessado muito por ele, mas não me pergunte por que, nesses últimos dias ele tem aparecido muito nos meus pensamentos, haha.

    Acho que Laranja MecÂnica é um livro que eu leria sem pestanejar. Distopias <3
    E, George Orwell! Eu ainda não li nada dele, mas vivo vendo as pessoas falarem tão bem.
    Meia-Noite em Paris é um dos próximos filmes que vou assistir.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Oi!! Eu falo muito abobrinha, então obrigado por comentar.

Lembre-se de ter cuidado com os spoilers, e sempre respeite as opiniões contrárias.