Resenha: Coraline - Neil Gaiman / Rocco


Titulo Original: Coraline
Ano de Lançamento: 2002
Páginas: 160

Eu já conhecia o filme Coraline há um tempo, mas só descobri que era baseado em um livro quando li a excelente resenha da Mel no blog Livros de Fantasia, não dá nem para dizer o quão eu fiquei ansiosa para ler o livro, já que livro de fantasia + Neil Gaiman + Indicação da Mel é uma combinação irresistível.

Levei um tempo para comprar já que sempre aparecia alguma outra coisa, mais esses dias em uma dessas promoções malucas do submarino eu comprei. A capa do livro é sensacional, o detalhe das mãos tentado alcançar a Coraline tem um efeito lindo.

O livro é curtinho, para quem lê rápido não vai levar mais que duas horas – ou menos, um detalhe sobre a história é que não há explicações do por que a porta leva Coraline para a outra casa e os outros pais, sua aventura nesse outro mundo estranho simplesmente acontece, sem explicações, então para vocês que gostam de saber o porquê das coisas, estejam avisados.

A história começa quando Coraline e sua família se mudam para uma nova residência, um casarão divido em apartamentos, Coraline logo se torna amiga dos vizinhos mesmo que eles insistem em chamá-la de Caroline, um senhor, que mora na casa de cima e esta adestrando uma orquestra com ratos músicos, e duas senhoras que moram no andar inferior, que são atrizes aposentadas.

Como toda criança, Coraline também adora explorar os lugares, e como está de casa nova, sua missão é explorar todos os cantos possíveis. Na sala de estar há uma porta que não leva a lugar nenhum, ou melhor, a uma parede de tijolos, e aquilo deixa Coraline super curiosa. Até que de uma forma misteriosa ela consegue a chave e ao abrir outra vez a porta, dessa vez sozinha, se depara com um corredor escuro que a leva a uma casa.

Essa outra casa, é exatamente igual a sua, e mais estranho, tem pessoas exatamente iguais aos seus pais, a única diferença é que esses tem no lugar dos olhos, dois botões. Além dos olhos de botões, há muitas diferenças entre os pais novos que Coraline conheceu, esses, diferentes dos pais de verdade, são muito mais presentes na vida da menina, e a seduzem com promessas de uma vida melhor, basta ela substituir os olhos por botões - eu sei, medonho.

Mais Coraline não se deixa enganar pela falsidade das promessas da nova mãe, que promete de tudo, mais deixa transparecer que quer muito mais que só o bem estar da menina, e quando ela se nega a escolher a outra casa e os outros pais, sente na pele todo ódio que essa criatura com olhos de botões é capaz de sentir, e precisa lutar com a ajuda de um amigo muito especial para salvar a si mesma e a sua família.


Nota:

30 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu amei, Neil Gaiman mora no meu coração.

      Excluir
  2. Ah, eu assisti um pedaço do filme, mas eu não tava com tempo e dai acabei tendo que sair e nunca mais vi o filme passando na tv, mas eu fiquei curiosa para ler o livro, parece uma leitura muito interessante. Diferenciada.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanto o livro quanto o filme são fantásticos, assim que você tiver chance ler e assiti, você vai amar.

      Beijokas

      Excluir
  3. eu amo o filme *---*
    adoraria ler o livro qualquer dia
    sem contar que o nome da minha filha já está escolhido, será coraline <3
    adorei a resenha

    é sério o nomed a minha filha será esse mesmo uashahus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ri demais com o seu cometário. É um ótimo nome.

      Bjs

      Excluir
  4. Oi Ju!
    Não conhecia o livro, mas parece ser uma história bem legal. Gostei da capa também é bem bonita. Vou anotar na minha lista de leituras para quando tiver uma oportunidade de comprar e ler.
    Beijos,

    Rafa{Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei a capa maravilhosa, Neil Gaiman é um dos meus autores favoritos, acho que você vai gostar da história, mesmo que seja um tanto assustadora as vezes, Coraline é encantadora.

      Beijokas

      Excluir
  5. Minha irmã ama Coraline, mas eu acho um pouco macabro ahaha Sério! Aquilo dos olhos de botões e tal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqueles olhos de botões são super assustadores.

      Beijokas

      Excluir
  6. Adorei sua resenha, parabéns pela escrita clara e objetiva. Tenho vontade de ler esse livro e ver o filme a tempos. Agora fiquei mais anciosa!!!!! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom, e aproveita que tá baratinho no submarino, livro da Rocco, milagre!

      Beijokas

      Excluir
  7. Oi Juh ;)
    Ah eu AMO esse filme,
    e assim como vc tbm não sabia que era inspirado em um livro!
    Assim que descobri (faz um tempinho)eu fiquei completamente louca pra comprar (mas acabei não comprando, pq neh? Cadê a renda quando precisamos dela? rs)
    Amei sua resenha, só me deu mais vontade ainda de ler/ter na minha estante
    Eu adoro o clima meio "tim burton" do filme(eu sei que ele não é o diretor do, mas me lembra bem o estilo dele)
    Parece que esse clima é igual no livro *-*
    Pq eu nunca pego essas promos loucas do submarinho? (vida injusta!)

    Eu acabei de ver nosso blog no top comentaristas aqui!
    \o/ vamos subir até o topo! rs

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    Desde já obrigada!

    -PatyScarcella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patty, entao o livro é tão bom, o filme também é ótimo, tem bem aquele climão sinistro e assustador.
      Eu me sinto mal quando perco uma dessas promoções loucas do submarino, ai dá muito raiva.
      Eu agradeço a vocês sempre pelos comentários de vocês, é desse tipo de comentário que eu amo.

      Beijokas

      Excluir
    2. eu tanbem descobri que foi baseado num livro pra min tem continuação pq eles amarra com a chave o pano em que colocaram a mão quebrada da outra mãe asim ela se monta rasga o pano pega a chave e cria o mundo de novo e as primas de coraline ou o s amigos dela tem que detela pra min se tivese continuação seria asim asista o filme e vera que eless amrram com a chave espero ter te bem ! bjjinhus de luz

      Excluir
  8. oie Ju
    eu já li uma resenha desse livro,que me deixou louca para lê-lo.Não conhecia o filme,mas vou dar preferência a ler o livro primeiro.
    Não sei se sou só eu,mas essa capa me dá medo rs remete a contos de terror rs
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, a história é um tanto assustadora, os olhos de botões são sinistros.

      Bjs

      Excluir
  9. Oi, Juliana! Como vai?
    O Neil Gaiman é um daqueles autores impossíveis de não reconhecer. O cara tem umas ideias muito diferentes, uma fantasia bem macabra por vezes, todavia sempre inovadora, interessante. Dele eu li apenas "Lugar Nenhum" e gostei bastante.
    "Coraline" é, na verdade, uma de suas obras que mais quero ler e deu para notar na sua resenha que vale mesmo a pena.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu to lendo Lugar nenhum, e Neil Gaiman e um dos meus autores favoritos, ele tem um jeito de conquistar o leitor que é único. Eu tenho como meta ler todos os livros dele, o problema é que são super caros.
      Aproveita que Coraline esta baratinho no submarino, e mata logo a curiosidade de lê-lo.

      Beijokas, e obrigado por seguir o blog.

      Excluir
  10. Nossa que história mais surreal hehe fiquei encantada com a sinopse e com sua resenha... a imagem que vc colocou tb está linda.. eu só fiquei imaginando a cena da familia de Coraline sem os olhos e com os botoes.. Deu pra sentir que vc adoroouuu!!

    bjs
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é assim mesmo como você descreveu, surreal, os olhos de botões são sinistros, e]é bem assustador.

      Beijokas

      Excluir
  11. Eu vi a promoção do livro e achei que não fosse muito bom, nunca li Neil e fiquei com o pé atrás, foi bom ter lido sua resenha, da próxima vez não deixarei passar.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neil Gaiman s2. Aproveita que o livro esta barato, Neil Gaiman tem uma escrita apaixonante, é um dos meus autores favoritos.

      Beijokas

      Excluir
  12. Ju, eu li essa semana uma resenha desse livro no Book Addict da Duda e a julgar pela sua recomendação e a recomendação dela, eu preciso ler logo esse livro!
    Quase comprei uma vez, mas troquei por A Imperatriz dos Etérios, que também é muito bom e tem uma certa beleza ao ser lido por causa dos cenários de gelo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Ju, então aproveita que ta barato no submarino. É uma leitura muito agradavel, embora assustadoras as vezes, os olhos de botões são sinistros.

      Beijokas

      Excluir
  13. Oi amiga, tem meme pra vc no blog ^^

    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2012/10/meme-leia-mais-seja-mais.html#links

    bjs

    ResponderExcluir
  14. ola´tenho 11 anos e me chamo amanda meu pai baixo ofilme antis de ser lansado na internet nessa epoca eu tinha 10 anos e e eu adorei o filme minhas irmas dormen mas cedo do que eu e era uma noite de chuva e eu tava sosinha na sala no escuro e fiquei com medo e torsendo pra ela escapar da outra mae encontra os olhos dos fantasmas e seus pais adorei filme quando no tenpo determinado que ela acho que tudo acabo sinplismente ela sobrevive e o wabi bonborni tem que detela ele e coraline asitem o fiule bjs galerinha chama coraline e o mundo secreto galera bjins de amor pra todos

    ResponderExcluir
  15. eu tanbem descobri que foi baseado num livro pra min tem continuação pq eles amarra com a chave o pano em que colocaram a mão quebrada da outra mãe asim ela se monta rasga o pano pega a chave e cria o mundo de novo e as primas de coraline ou o s amigos dela tem que detela pra min se tivese continuação seria asim asista o filme e vera que eless amrram com a chave espero ter te bem ! bjjinhus de luz

    ResponderExcluir
  16. Escreveu uma ótima resenha! Sou muito fã de Neil Gaiman também, se quiser, dá uma olhada no meu blog, a maioria das resenhas são dos livros dele.

    ResponderExcluir

Oi!! Eu falo muito abobrinha, então obrigado por comentar.

Lembre-se de ter cuidado com os spoilers, e sempre respeite as opiniões contrárias.