Sobre Steampunk

"Muitos mencionam que, mesmo antes de conhecer o gênero, já o apreciavam.. me parece que há aí uma nostalgia por algo que nunca foi, mas poderia ter sido." - Carlos Felippe

Nenhuma frase poderia descrever melhor minha relação com esse estilo literário, eu só conheci o termo e o seu significado há pouco tempo, mas existia uma certa familiaridade, por que a verdade é que eu sempre imaginei como seria se o ser humano tivesse avançado tecnologicamente antes, e como seria essa relação do passado com uma tecnologia que nunca conheceu.

Mas o que é realmente?
Você provavelmente já deve ter ouvido o termo, mas sabe o que é? Steampunk é um subgênero da ficção científica, são histórias ambientadas no passado, principalmente na Era Vitoriana (1837-1901), onde a tecnologia teria avançado muito mais rapidamente do que de verdade ocorreu, dando assim material farto para as mais variadas obras, que envolve sociedades secretas, teorias da conspiração, fantasia, e muitas geringonças movidas a vapor. Apesar do termo ter se originado no final da década de 80, obras steampunk existem desde o século XIX, onde, grandes mestres da literatura escreveram sobre, tais como Julio Verne (Viagem ao centro da Terra), Mary Shelley (Frankenstein). HG Wells (Guerra dos Mundos) e Mark Twain (As aventuras de Huckleberry Finn).
"Trata-se de obras ambientadas no passado, ou num universo semelhante a uma época anterior da história humana, no qual os paradigmas tecnológicos modernos ocorreram mais cedo do que na História real, mas foram obtidos por meio da ciência já disponível naquela época - como, por exemplo, computadores de madeira e aviões movidos a vapor." (Wikipedia)
Acho que o que mais me atrai no steampunk é essa sensação de como poderia ter sido, misturar costumes antiquados, bailes, convenções sociais e tecnologia avançada, como as pessoas se relacionariam com esses avanços e como a história do homem seria modificada por isso, é simplesmente fascinante.

Algumas obras lançadas em português:


Ok, Cinder ainda não foi lançado, mais e daí, a Rocco já divulgou a capa, que é igual a original acho bom, e a previsão de lançamento é para maio, todos gritam e preparem o bolso ou o fígado para poder comprar

Eu recomendo todos, apesar de não ter lido nenhum ainda, o que é estranho, por que escrevendo esse post eu percebi que tenho 6 desses livros vai saber porque, eu estou lendo Alma? e amando, essa semana ainda deve sair a resenha. Como vocês devem imaginar esses livros são os primeiros de uma série, e sim, vocês estão certos, mas olha que coisa boa, a sequência de Alma? sai em agosto - coisa mais linda do mundo, a sequência de Anjo Mecânico já foi lançada, e a Galera divulgou que o volume final da série saí no segundo semestre, a editora iD irá lançar a continuação de Dearly, Departed ainda esse ano, e a sequência de Leviatã vai ser lançada em julho.

Vocês já leram algum desses livros? Gostam do estilo literário?

"Uma das coisas que o torna o steampunk especial é a desconstrução da noção de que ficção cientifica é um sinônimo de previsão do futuro." Romeu Martins

30 comentários:

  1. Hey, primeira vez aqui ~lalala~
    Adorei, juro que não sabia que se chamava assim, na verdade nunca tinha ouvido o termo. Tu deu ótimos exemplos de livros, todos que sou louca para ler. Ótima postagem, mesmo.
    Beijão.

    - VITAMINA DE PIMENTA -

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda aqui, que bom que gostou do post.

      bjks

      Excluir
  2. Olá Juliana!
    Não tinha nenhum conhecimento sobre esse gênero (pelo menos não por esse nome) e adorei saber mais sobre ele. A gente nunca conhece tudo mesmo, não é? hehehe.

    E outra.. já li livros deste gênero e nem sabia, kkkk.

    Sucesso sempre, beijos.
    http://bestherapy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que isso acontece com muita gente, steampunk é muito bom.

      bjks

      Excluir
  3. Oi amiga, eu só li um que foi Alma? e me apaixonei..
    Eu tenho Dearly Departed e Anjo mecânico, mais ainda não li..
    E desejo muito Cinder..

    Adorei o post!!
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu estou lendo Alma? estou amando, fiquei tão feliz que a Rocco divulgou a previsão para Cinder, não vejo a hora de ler.

      bjks

      Excluir
  4. Então, eu gosto muito de steampunk (inclusive essa antologia da Draco que você colocou nas imagens ali é ótima) e planejo escrever um conto ou quem sabe um livro todo do gênero. Ah se eu tivesse mais tempo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhul que legal, escreve sim. Essa falta de tempo é que mata.

      bjks

      Excluir
  5. Não lembro de ter lido nada do estilo, mas tenho muita vontade. Ando louca por Alma. Acho a ideia muito boa.

    Beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alma? Só tem crítica boa, estou gostando bastante do livro.

      bjks

      Excluir
  6. Amiga amo seu blog pq sempre tenho acesso a informações interessantes como essa do post. Parabéns pelo bom gosto e pela divulgação. Adorei as dicas e com certeza vou ler assim que possível, vc me viciando em um novo estilo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post, aproveite as dicas, esses livros tem ótimas críticas e eu não vejo a hora de ler todos.

      bjks

      Excluir
  7. Já li tantos livros desse estilo literário e só agora descobri como se chama, hahaha. Mas assim, quero muito ler As Peças Infernais, mas só vou começar quando terminar de lançar os livros sabe? Porque detesto ficar esperando, tô até lendo outras séries bem devagar para não ter que esperar, hahaha.

    Beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que isso acontece com muita gente. Entendo totalmente, acho um saco esperar tanto, acho que as editoras poderiam agilizar mais os lançamentos.

      bjks

      Excluir
  8. Oii Jú , posso te chamar de Jú ? kkk
    Primeira visita no blog *--*


    E adorei ele !
    Você acredita que eu não conhecia esse gênero .------.
    Eu já tinha ouvido falar no Steampunk , a uns 02 anos, uma amiga blogueira lançou um conto em um livro que tinha esse titulo eu acho kkk
    Mas não procurei saber mais sabe mais. E agora que vim realmente saber do que se trata .
    Me interessei por alguns como Cinder, Alma ? , e Anjo Mecânico .
    Quem sabe eu leia futuramente.

    Beijos
    Camila S.
    http://resenhandolivrosefilmes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim! Obrigado pela visita.
      Que bom que eu pude esclarecer sobre o que se trata o gênero para você. Espero que você possa ler todos esses livros.

      beijokas

      Excluir
  9. O único livro desse gênero que li foi Cinder e gostei sabe?
    Mas eu quero ler Souless *-*
    E conferi se realmente gosto do gênero =)
    Adorei o post ^^
    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou doida para ler Cinder, só leio coisa boa a respeito desse livro.
      Eu estou lendo Soulless e estou amando, é super divertido.

      Beijokas

      Excluir
  10. Gente, eu adoro esses estilo. Desses que você citou, quero ler todos da primeira linha + Cinder e já li Leviatã. Também gosto do gênero por causa desse sentimento de 'como poderia ter sido' e a mistura de hábitos e costumes. Adoro!

    Enfim, ótimo post. Tem muita gente que também desconhece o gênero e ficou bem explicadinho

    Beijitos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um dos meus preferidos também, acho que as histórias são tão fantásticas, e a mistura de hábitos é super gostosa de ler.
      Eu senti isso, muita gente conhece livros de steampunk, mas não conhece como um subgênero literário.

      Que bom que gostou do post.

      bjks

      Excluir
  11. STEAMPUNK TÁ TIPO NO TOPTOP DOS MEUS GÊNEROS PREFERIDOS <3 adoro, aliás, como a coisa saiu do campo literário e passou pra moda, decoração, comportamento e etc etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei fascinada com esse estilo steampunk fora dos livros, as roupas e objetos são lindos demais, eu vi cada peça maravilhosa.

      bjks

      Excluir
  12. A cada dia eu aprecio mais este gênero, Leviatã é excelente, acho que foi o que melhor representou o steampunk até agora, dos que li é claro. Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pretendo ler Leviatã mês que vem, e ainda bem que a sequencia vai sair já já pela Galera, bom saber que você gostou.

      bjks

      Excluir
  13. Hey!
    Louca pra ler um livro desse estilo, mas ainda não tive a oportunidade, vou ver se compro logo (:
    Alma? já esta na minha lista.

    Abraços,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia Alma? sim, estou lendo e até agora esta bom demais, e só tende a ficar melhor.

      bjks

      Excluir
  14. Oi Juliana!

    Adoreeei o post! não fazia ideia do que era, não conhecia o gênero e achei super interessante, fiquei curiosa e quero ler Dearly Departed! rs

    Beijos,

    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post. Dearly, Departed tem uma capa linda demais, espero que a história seja boa também, espero que sim.

      bjks

      Excluir
  15. Oi Ju!

    Eu acho que nunca li um livro steampunk, mas depois de assistir Stardust e Fullmetal Alchemist, eu comecei a me interessar pela temática. É bem isso que o post diz: a gente se encanta mesmo antes de se aprofundar, porque é um universo incrível e fascinante.

    Adicionei dois livros desse post para a minha listinha de leitura: Leviatã e Anjo Mecânico.
    Estou lendo Cidade das Cinzas e AMANDO a escrita da Clare. Espero que essa outra série seja tão legal quanto!

    Ah, obrigada pelo comentário e visita no meu blog.
    Espero que volte mais vezes :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, obrigada pelo comentário, bom saber que gostou do post.

      bjks

      Excluir

Oi!! Eu falo muito abobrinha, então obrigado por comentar.

Lembre-se de ter cuidado com os spoilers, e sempre respeite as opiniões contrárias.