Sobre... trocar livros no skoob


Eu sei que muita gente tem dificuldade em se desapegar de seus livros, mas quando falo de troca, não estou querendo dizer para você trocar o seu livro favorito, eu nunca trocaria por exemplo, meus exemplares de Academia de Vampiro, Hush hush, Night Huntress, os livros da Sarah Dessen, os do John Green, da Meg Cabot, que são livros que moram no meu coração.

Quando descobri o skoob, uma das coisas que mais me deixou fascinada, foi a possibilidade de trocar justamente os livros que eu não tinha gostado e que não pretendia reler, por outros que eu estava louca para ler, e por mais que tenha sido difícil me desapegar no começo, não faria nenhum sentido manter livros que eu não queria mais, muito menos aqueles que eu não havia gostado.

Eu tenho três requisitos para colocar um livro para troca: 1 - Os que não pretendo reler; 2 - aqueles que me decepcionaram; 3 - e principalmente aqueles que eu detestei ler. São desses livros que estou falando com vocês, todo mundo tem pelo menos um - se não tem, parabéns sortudo - por isso acho imprescindível praticar a arte do desapego, assim você pode trocar um livro que não foi tão bom para você por um que você queira muito, chegando até a economizar um bom dinheirinho.

No skoob temos duas formas de trocas:
Livro x Livro:
Muitas pessoas preferem trocar livro a livro, pois te dá uma liberdade maior para escolher qual livro você quer, é recomendável checar as referências das pessoas com que você pretende trocar, infelizmente trambiqueiro existe em todo lugar, se possível, peça fotos do livro, se assegurar de que você esta fazendo uma troca segura nunca é demais. Deixe claro antes de confirmar a troca com a outra pessoa, que você quer o código de rastreio que os Correios fornece, assim você pode acompanhar sua encomenda. 

Skoob Plus:
Para se tornar um usuário plus, você precisa acessar o ícone Plus na página do seu perfil, lá você encontrará o painel onde controlará suas trocas, você não precisa pagar nada, é só aceitar e automaticamente você já passa a ser um usuário plus amarelo.


É muito simples disponibilizar um livro, basta clicar no ícone de troca, e para isso, primeiro você tem que adicionar o livro a sua estante. Depois vá na sua estante virtual e passa o mouse por cima do livro que quer trocar, aparecerá a opção editar, é só clicar nela:


E abrirá o seguinte painel:
1 - É o ícone de troca (clique na foto para ampliar);
2 - Você clica para editar as suas opções de troca, você pode colocar foto, fazer uma descrição das condições em que o livro se encontra, e escolher quantos créditos você quer pelo livro, não esqueça de salvar as alterações. 

Uma dica: Algumas pessoas não percebem que se deve adequar o valor do crédito pedido ao livro, se for um livro que muitos outros usuários disponibilizam a um crédito, e você colocar a dois, dificilmente terá o livro solicitado. 


Para começar a trocar via plus, você precisa de créditos, os usuários que utilizam o sistema tem a opção de  disponibilizar livros a um ou a dois créditos, e para obtê-los, é inevitável, alguém precisará solicitar algum livro seu, você receberá os créditos assim que o livro chegar ao destinatário e ele marcá-lo como recebido. Há também a opção de comprar créditos, mas para isso, é preciso já ter realizado trocas.

O painel do plus é esse:
  1. Você pode procurar se o livro que deseja esta disponível para troca; 
  2. Se por algum motivo você não estiver em condições de fazer trocas, e não quer receber solicitações, você pode pausar sua estante, para ativá-la, você encontrará no mesmo local o botão ativar, e suas trocas voltarão ao normal:
  3. São os livros que você solicita, é através dessa opção que você recebe do outro usuário o código de rastreio dos Correios, e onde você marca que recebeu o livro;
  4. São as suas solicitações de troca, quando alguém solicita um livro seu, é através desse painel que você irá aceitar ou recusar a solicitação, onde encontrará o endereço para qual enviará o livro, e onde você deverá colocar o código de rastreio dos Correios e marcar o livro como enviado;
  5. São os seus livros disponibilizados para troca. Através dessa opção você também pode editá-las, e pausar individualmente o livro quer quiser, ao contrário do item 2 que pausa a estante inteira;
  6. Esse é importante, quando você adiciona um livro a sua estante do skoob, aparece uma série de opções ao lado do ícone "vou ler", quando você marca um livro como desejado e ele esta disponível para troca, é nessa categoria que você pode vê-los;
  7. São sugestões baseadas nos livros que você já leu;
  8. Livros recentemente adicionados ao sistema pelos outros usuários;
  9. Quando você troca um livro, o outro usuário avalia a troca (através do item 3) e isso forma a sua reputação, por isso, certifique-se de enviar os livros conforme descrito, e de empacotá-los bem, para que ele chegue da melhor forma ao destino. Uma avaliação ruim, pode arruinar suas chances de trocas:
  10. Onde você editará seu endereço, certifique-se que esteja tudo ok, o skoob não se responsabiliza por trocas mal sucedidas;
  11. Se você já estiver apto e quiser comprar créditos é só acessar essa opção, cada um custa 9,90.

OBS:
*Quando você adere ao sistema plus, você passa a ter o ícone plus ao lado do seu nome, você se tornar plus azul é após fazer duas trocas completas , antes disso o ícone permanece amarelo.
* Quando você envia uma solicitação de troca a outra pessoa tem dois dias para aceitá-la ou não. Passado esse período você mesmo pode cancelar a troca se desejar.

Fique atento:
*Quando você recebe uma solicitação de troca, assim como quando você recebe uma solicitação de amizade, aparece no topo da página a quantidade de livros solicitados, assim você pode saber que um livro seu foi solicitado sem ter que entrar no painel do plus o tempo todo, o skoob também envia um e-mail, avisando sobre a solicitação.


E por fim, alguns dos livros que recebi de trocas, tanto livro x livro, como pelo plus:


Meu Skoob.

Gente, espero que tenham gostado das dicas, se tiverem alguma dúvida, ou se encontrarem alguma informação errada no texto, me avisem.

20 comentários:

  1. Gostei bastante das dicas, mas eu definitivamente tenho esse problema em me desfazer dos livros, aiai.
    Quantos livros bons você conseguiu trocar hein!
    Beijos.

    livrosobaluzdalua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!
    Eu adorei as dicas, eu acho muito legal esse sistema de trocas do skoob. Eu coloquei três livros para, são livros que comprei e não gostei e não pretendo ficar com eles. Ainda sou do pus amarelo e não vejo a hora de começar a trocar, é uma forma bem mais rápida de ler aquele livro que desejamos.
    Depois que comprar minha estante nova vou separar mais alguns livros que desejo trocar. :D
    Ótimo post!

    Beijos!

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu penso que se não pretendo mais ler o livro, não tenho motivo para manter ele comigo, e posso economizar, já consegui trocas de livros que tem um preço bem alto, e nunca tive problema do livro vir em mal estado, é só procurar pessoas que tem referencia, pedir fotos, não custa nada para garantir uma troca segura.

      bjks

      Excluir
  3. Nossa,
    Gostei... eu sou usuária do Plus, já fiz excelentes trocas e também recomendo.
    Seu post está perfeito. Parabéns!

    Beijos
    Chrys
    blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!
      Eu também, consegui tanto livro bom, novíssimos, e consegui economizar, as vezes acho que tem gente que não entende isso.

      bjks

      Excluir
  4. Ótimas dicas, Ju. Eu tinha feito um post sobre trocas mil anos atrás, mas o seu ficou bem mais completo! Vou recomendar!

    Eu também comecei a praticar a arte do desapego e disponibilizar livros pra troca. Afinal, livros têm que rodar, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mel, obrigado.
      Com certeza, é só procurar pessoas com boas referencias, trocar é tão bom, já tive o prazer de conseguir livros excelentes, que vieram como novos.

      bjks

      Excluir
  5. Muito legal o post. Super explicativo. Deu até vontade de ir tentar trocar livros com você.

    Beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  6. Olha, praticar o desapego é difícil mesmo. Depois que eu descobri o plus, no entanto, também entrei nessa de trocar os livros que sabia que não ia reler. Até Meg Cabot! Adoro os livros dela, mas tem alguns livros que, apesar de nao ter desgostado, eu sabia que não ia reler.


    Ótimo post explicando tudo!
    Beijitos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sinto o mesmo, se eu não reler, para que manter o livro na estante, muito melhor trocar por um que eu tenho interesse, eu também já troquei um da Meg, infelizmente, foi um dos poucos que eu não gostei muito.

      bjks

      Excluir
  7. Ju adorei as dicas pq nao sai nem por onde começar esse processo no skoob. Vou dar uma geral lá na minha estante e quem sabe eu consiga fazer umas trocas. Fiquei impressionada com a quantidade de livros que vc recebeu de trocas, parabéns e sucesso nas próximas querida.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, faz isso mesmo, se tiver qualquer duvida pode me perguntar. E nem deu para mostrar tudo, alguns eu troquei por outros, tem um monte da Meg CAbot na casa da minha amiga.

      bjks

      Excluir
  8. Oii
    Faz tempo que não troco nenhum livro no skoob, mas no ano passado trocava toda semana. Já passei por algumas situações horriveis com caloteiros, mas conseguir sair com os meus livros inteiros *-*
    Prefiro trocar livroxlivro mas contanto que eu receba o livro primeiro, ai quando recebo eu envio.
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ola. Eu estou com uma duvida ainda, alguém poderia me ajudar? Quando a pessoa pede 2 créditos pela troca PLUS, como você avalia e entrega os dois créditos por um único livro? Agradeço muitissimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O skoob te dá duas opções, você pode pedir 1 ou 2 créditos por um livro, o sistema funciona da mesma forma. Quando alguém pede 2 créditos por um livro, vai do seu gosto aceitar ou não, se você solicita o livro ele aparece (como mostrado no esquema acima) na aba 3 - Enviadas, quando o livro chegar, você vai acessar essa aba, e marcar como recebido, funciona do mesmo jeito se for por um crédito só.

      Bjs, qualquer coisa pode perguntar mais.

      Excluir
  10. Oi! Adorei seu post, mas ainda não entendi muito bem uma coisa: Eu quero trocar um livro, ai coloco ele para troca, me cadastro no Plus, colocando meu endereço e tals. Ai a pessoa se interessa pelo livro e eu aceito a solicitação dela, ok, eu envio pelo correio e td mais e dps ela me avalia. Essa parte eu entendi, mas tipo, o que eu ganho com isso? Eu ganho "créditos" no caso q vc disse, qnd custa 2 ou 1, e quando eu quiser encomendar um certo livro que alguém troca, posso solicita-lo através desses meus créditos?
    Não entendi essa parte rsrs.
    Ps: só pretendo trocar um livro.

    ResponderExcluir
  11. Olá Juliana! Você sabe me informar se há validade para os créditos no skoob? Eles expiram depois de 1 ano ou não? Abss

    ResponderExcluir
  12. Então, troco livros por créditos no sistema plus? Não me parece muito vantajoso...

    ResponderExcluir

Oi!! Eu falo muito abobrinha, então obrigado por comentar.

Lembre-se de ter cuidado com os spoilers, e sempre respeite as opiniões contrárias.