Resenha: Belezas Perigosas



Autora: Libba Bray | Editora: Rocco | Publicado originalmente em: 2003 | Título Original:  | Gênero: Young adult | Nota: 4/5 

Sabe quando você termina um livro e se pergunta "por que eu não li isso antes", foi bem assim que eu fiquei com esse livro, a autora escreveu uma história fascinante, que prende da primeira a última página, mesclando magia, amizade e os costumes de uma época, onde a mulher não tinha direitos. Confesso que, mesmo nunca tendo lido nada dela, eu já era fã, e só posso dizer que, agora sou mais ainda, e todo mundo tem que ler Libba Bray #justsaying.

Gemma Doyle é uma jovem britânica, e como qualquer moça de seu tempo, sonha com os bailes e a movimentada vida em Londres, mas Gemma desde que nasceu mora com a família na Índia, e nunca recebeu autorização para visitar a metrópole. O que a deixa extremamente frustrada, é que sua mãe, nunca lhe deu nenhuma explicação válida pela proibição, e como qualquer adolescente, não importa em que século esteja, acha que ela só quer destruir sua vida.

Sendo o primeiro volume de uma série, é normal que a protagonista seja imatura, e que ao longo da história ela vai crescendo e aprendendo, fazendo uma comparação entre a Gemma do começo do livro, e a do final, vemos uma evolução, ela realmente aprendeu com os erros que cometeu, e até com os erros dos outros, mas ainda sim, sinto que a protagonista tem um longo caminho a percorrer.

Existe sim uma explicação para que mãe de Gemma a proibisse de ir a Londres, uma verdade obscura e perigosa, que infelizmente a leva antes que pudesse explicar qualquer coisa. Mas não fosse isso o suficiente para abalar a jovem, ela também descobre ter poderes paranormais, e ainda precisa lidar com tudo isso sozinha, até que ao entrar para escola, encontra em inusitadas amigas o apoio que precisava.

O que eu mais gostei nesse livro, é que ele poderia ser só um romance sobrenatural de época, mas foca na amizade, na família, e em uma crítica ao papel da mulher na sociedade da época, cheia de restrições e proibições, e a falta de liberdade para encontrar seu caminho, sem estar ligada a um casamento, o que torna a história especial para mim, e vemos isso não só na vida de Gemma, mas também de sua amigas, que cada uma de seu jeito, vive essas restrições, e tentam fugir delas. Tem uma pitadinha de romance, que eu acho que vai ser mais desenvolvido nos próximos volumes, fiquei com gostinho de quero mais.

Acho interessante como as coisas vão acontecendo naturalmente, primeiro tem a confusão de saber que ela tem poderes paranormais, e com a mudança para escola, precisa esconder esse fato dos outros, até que chega o momento em que ela decide compartilhar com as novas amigas esse segredo, é quando justamente, ela começa a descobrir a verdade por trás dos motivos de sua mãe, e como eles estão relacionados a escola e ao terrível segredo que ela tentou a todo custo manter.

Eu recomendo esse livro, mesmo que no começo você se irrite com a Gemma, continue, a história tem uma evolução deliciosa, e bem fechadinha, o que mais faz acreditar que esse livro não era uma série a princípio, mas quando a história é boa, vale a pena. 

5 comentários:

  1. Oi Ju!
    Faz tempo que tempo vontade de ler esse livro, primeiro pela capa que acho bem bonita e por gostar desses históricos que retratam a situação das mulheres de outros tempos. Agora quero ler logo ele, assim que tiver oportunidade vou ler. :D

    Beijos,

    Rafa{Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  2. eu amo esse livro, li em espanhol e ainda não consegui comprar em português, sempre é tão caro a rocco.
    A história realmente começa meio chata nê? Mas quando engrena vai fundo de forma muito boa!!!
    Obrigada pela resenha!

    ResponderExcluir
  3. Ju querida amei sua resenha e vou correndo add na minha lista de desejos do skoob. Pelo que li tenho certeza que irei adorar esse livro. Que capa mais linda!!!!
    Beijos =)

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  4. Séries. Estou fugindo delas desesperadamente!
    Mas não posso negar. Essa série me atrai tanto que eu tenho uma super curiosidade em ler. Sério, difícil resistir. :(

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  5. Vejo muita gente falando bem desse livro, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Estou tentando terminar as séries que comecei e está um tanto difícil, portanto não sei se vou conseguir ler logo. Mas fico feliz em saber da evolução da personagem, isso é uma das coisas que mais me ganha em um livro

    Beijitos

    ResponderExcluir

Oi!! Eu falo muito abobrinha, então obrigado por comentar.

Lembre-se de ter cuidado com os spoilers, e sempre respeite as opiniões contrárias.