Resenha: Névoa - Kathryn James

4,5/5

Eu queria esse livro desde que vi essa capa maravilhosa, só não era uma prioridade, mas eis que ganhei ele e A falsa princesa no blog Estante Vertical (Obrigado pela promoção maravilhosa Lu) e fiquei eufórica, por que essas coisas nunca acontecem comigo, e ganhar dois assim de uma vez, foi muito bom.

É muito difícil não gostar de um livro com tantos elementos cativantes, temos uma protagonista corajosa, tem magia, uma amizade fofa, um pouco de drama familiar, eu não imaginava que ia gostar tanto do livro, foi uma ótima surpresa, e mesmo com uma história fechadinha, eu não vejo a hora da Farol lançar o segundo volume.

Eu tenho uma irmã mais nova, e sei bem como comparações são chatas, mas nós duas temos personalidades similares, imagina como é, quando sua irmã mais velha, é a rainha do colégio, e você é a "nerd esquisita", assim é a vida de Nell, sempre a sombra de sua irmã, mas engana-se quem pensa que isso é um problema, ela não liga, gosta da irmã e faz de tudo para protegê-la dos próprios erros.

"- Vi você observando Gwen. Primeiro pensei que tinha ciúmes dela, então vi que estava tomando conta para ela não ir longe demais, para que não se tornasse alguém que machuca os outros de verdade, em vez de apenas mandar neles e fazer joguinhos psicológicos."

Gostei da forma como a autora conseguiu mesclar vários elementos e deixar a história bem estruturada, o livro é tão dinâmico, que nenhuma parte é maçante, nós conhecemos os elfos, criaturas mágicas que perderam seu mundo, e precisam viver escondidos e acuados, e duas irmãs que precisam entender melhor uma a outra, e para completar, temos uma amizade entre o o menino elfo e a garota humana, que deveriam naturalmente se odiar, mas algo os impede, tem todo aquele clima de primeiro amor, mas a autora não explora isso, é tudo sútil e bem fofo.

Os elfos são criaturas mágicas, que há muito tempo dividiam a terra com os homens, mas estes se multiplicaram e sentindo-se acuados os elfos partiram para um mundo mágico, cercado pela névoa que os levam de um lado a outro, há muitas lendas que retratam essa relação de ódio entre os humanos e os elfos, entre elas a do Elfo-Rei, que se uniu a uma humana e teve uma filha, esta foi tirada dos seus braços, e ele nunca conseguiu recuperá-la, jurando vingança, prometeu que voltaria de tempos e tempos e tomaria uma filha dos homens para seu mundo.

"A cada cem anos, os Elfos vêm buscar uma criança humana por vingança. E elas não podem escapar, porque, se o fizerem, envelhecem e morrem."
"Se ficasse mais de uma noite e um dia, de um pôr do sol até o próximo, uma terrível maldição recairia sobre ela, e ela morreria." 

Com irmão é assim, as vezes você briga, daqui a pouco faz as pazes, daqui a pouco briga de novo, daí você fala coisas que não devia, aí se arrepende, pede desculpa, e daqui a cinco minutos tá discutindo sobre de quem é a vez de lavar a louça, e por mais que você brigue, discuta, discorde, os momentos felizes são muito mais marcantes. Por isso, eu entendo as atitudes da protagonista, primeiro em acompanhar a irmã (já que não conseguiu impedi-la) e os amigos dela, no meio da noite para uma festa no bosque, e depois, quando Gwen some, e ela descobre a terrível verdade sobre o bosque, de ir atrás para salvá-la, mesmo que precise se aventurar em um mundo desconhecido e mágico.

Quando conhecemos uma personagem assim como a Nell, e acompanhamos seu amadurecimento durante a história, a leitura vale mais a pena, por que a garota que entrou naquela floresta atrás da irmã, não foi a mesmo que saiu, mais corajosa, capaz de enfrentar seus medos e de fazer questão de ser ouvida, chega de se esconder mais, um dos momentos mais emocionantes foi ela conversando com o pai, já que o relacionamento dos dois nunca foi bom, e ela sempre se sentiu rejeitada, foi a hora de botar tudo para fora, lindo demais. Leitura super recomenda!


6 comentários:

  1. Adorei a capa e a sua resenha!
    O livro parece ser realmente muito bom, estou encantada <3

    Beijos.
    Resenha - Psicose.

    ResponderExcluir
  2. Oi Juh ;)
    Essa capa já me ganhou!
    E a resenha então??? Você falou Elfos e eu já comecei a imaginar um monte de Legolas lindos e loiros!!! kkkkkkkk
    A sua descrição para a relação entre irmãs é muito verdadeira, eu e a Mica somos exatamente assim! Uma hora brigamos e no segundo seguinte estamos bem outra vez (aqui ninguém pede desculpas a coisa é natural rs) Adorei que tem um foco nisso e me deu mais vontade ainda de ler!

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    Desde já obrigada!

    Fallen In Me
    - PatyScarcella

    ResponderExcluir
  3. Resenha apaixonante Ju, eu to doida para ler..
    Adoro quando os personagens amadurecem no decorrer da história e o livro tem vários pontos que eu adoro..

    Beijos e tem selinho para vc no Daily
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/2013/12/tag-6-on-6.html

    ResponderExcluir
  4. YAY, que delícia que você gostou do livro! <3 Sério, estou super empolgada aqui agora!
    Eu adoro livros assim, cheio de criaturas mágicas, sabe? E ainda porque ele é todo dinâmico e tal. ADOREI.
    E sério, eu AMO a capa dele. Essa metálico ficou TÃO lindo.
    (E A Falsa Princesa deve chegar essa semana por aí, já enviei!)

    Excelente resenha, Ju!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  5. Poxa Ju que maravilha fico mega feliz por vc ter gostado tanto desse livro! acabei ficando curiosa. A capa é mesmo linda, valeu pela dica de leitura viu!!!
    Beijinhos!!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

Oi!! Eu falo muito abobrinha, então obrigado por comentar.

Lembre-se de ter cuidado com os spoilers, e sempre respeite as opiniões contrárias.