[Resenha] A desconstrução de Mara Dyer - Michelle Hodkin

Sinopse: Um grupo de amigos... Uma tábua ouija... Um presságio de morte. Mara Dyer não estava interessada em mensagens do além. Mas para não estragar a diversão da melhor amiga justo em seu aniversário ela decide embarcar na brincadeira. Apenas para receber um recado de sangue. Parecia uma simples piada de mau gosto... até que todos os presentes com exceção de Mara morrem no desabamento de um velho sanatório abandonado. O que o grupo estaria fazendo em um prédio condenado? A resposta parece estar perdida na mente pertubada de Mara. Mas depois de sobreviver à traumática experiência é natural que a menina se proteja com uma amnésia seletiva. Afinal, ela perdeu a melhor amiga, o namorado e a irmã do rapaz. Para ajudá-la a superar o trauma a família decide mudar para uma nova cidade, um novo começo. Todos estão empenhados em esquecer. E Mara só quer lembrar. Ainda mais com as alucinações - ou seriam premonições? - Os corpois e o véu entre realidade, pesadelo e sanidade se esgarçando dia a dia. Ela precisa entender o que houve para ter uma chance de impedir a loucura de tomá-la....

Autora: Michelle Hodkin | Editora: Galera Record | Título Original: The Unbecoming of Mara Dyer | Gênero: YA | Série: Sim (3) | Nota: 5/5

Esse livro, primeiramente, me conquistou pela capa, que é uma das mais belas da minha estante, depois, pelo book trailer (assistam!!), por isso eu esperei ansiosamente esse lançamento da Galera Record, e foi bem o que eu esperava, uma história sombria, que brinca o tempo todo com a cabeça do leitor, nos desafiando a descobrir se o que esta acontecendo é real ou não, e olha, a autora fez isso muito bem, por que estou até agora tentando entender algumas coisas, e morrendo de medo do rumo que a história pode tomar.  

Geralmente, não gosto de livros que terminam sem conclusão, mesmo que seja o primeiro de uma série, mas foi impossível ficar chateada com o final desse livro, eu fiquei mesmo foi embasbacada, com vontade de esganar a autora, por dá um nó na minha cabeça. Fico me perguntando, como um autor pode ser tão sádico assim com seus leitores. Michelle, porquê? 

Em uma noite, Mara e três amigos, decidem invadir um prédio abandonado, é uma brincadeira comum entre os jovens da cidade, mas naquela noite, uma terrível tragédia acontece. O prédio desaba, e os amigos de Mara morrem, somente ela sobrevive, com pouquíssimos ferimentos e sem lembrança nenhuma do que aconteceu. Traumatizada, a família decide se mudar para Miami, em busca de um novo começo. Mas é aí que uma série de estranhos eventos, passam a fazer Mara questionar a própria sanidade, e a lutar para se recordar daquela noite.

A autora soube deixar os leitores completamente confusos, justamento como Mara, não sabemos se o que esta acontecendo é real ou não, e essa linha entre realidade e loucura é tênue, e é justamente esse elemento que me fez ficar tão interessada na história, certos momentos eu tinha certeza de que tudo o que estava acontecendo com Mara era loucura, mas é impossível manter essa certeza.

Mesmo passando por situações complicadas, Mara não divide com mais ninguém seus recentes problemas, principalmente, por medo da mãe a internar em um hospício, mas ela encontra um refúgio, e seu nome é Noah Shaw, que vai desempenhar um importante papel em sua vida. Noah é um personagem intrigante, e assim como Mara, não resisti ao seu charme, ele é sincero e melancólico, e tem um segredo que fez minha cabeça quase explodir. 

O final, me deixou assim: COMO ISSO É POSSÍVEL? NÃO ACREDITO, E AGORA O QUE VAI ACONTECER? Além disso, antes da história começar, nós lemos um bilhete que começa assim: "Meu nome não é Mara Dyer, mas meu advogado disse que eu precisava escolher alguma coisa..." Como disse mais acima, eu não sei o que esperar do rumo dessa história, tudo pode acontecer, e imagino que vai mesmo. Espero que no próximo volume tenha algumas respostas para aplacar minha ansiedade. 

32 comentários:

  1. Oi, Ju!
    Então, acho que faço parte da minoria que não curtiu muito esse livro. Na verdade, logo assim que finalizei a leitura fiquei em cima do muro...a verdade é que achei o desenvolvimento cansativo, mas concordo que o final foi de MATAR! XD

    Provavelmente assim que sair o segundo ou se eu achar spoilers por aí, vou querer saber o que aconteceu (torcendo pro pessoal soltar resenhas com spoilers, eu realmente não ligo).

    Esperava um pouco mais de terror tbm, não sei porque..a capa é lindíssima, não tem o que discutir!

    Beijos!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também esperava mais terror, mas essa questão de saber se está louca ou não, me deixa realmente apavorada. Pelo que eu li do segundo livro, vai ser bem legal. E que final foi aquele, como aquilo é possível?

      Bjs

      Excluir
  2. Que resenha empolgada xD queria ler esse livro quando lançou, mas como não era prioridade, tô enrolando até agora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma leitura angustiante e empolgante, recomendo!

      Bjs

      Excluir
  3. Opa, eu acho essa capa incrível! Quero ler quando rolar uma oportunidade!
    Beijos.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é ainda mais linda ao vivo! Leia sim!

      Bjs

      Excluir
  4. Ju, sua resenha me deixou de boca aberta e outra coisa, ansiosa para ler e nem tenho o livro... :(
    Fiquei muito curiosa com esse final e com esse drama todo, o que é loucura ou o que não é... Não lembro de ter visto o booktrailer, adoro assistir ^^

    Beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ASSISTE O BOOK TRAILER!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      Esse livro é ótimo, espero que goste!

      Bjs

      Excluir
  5. Já gostei pela autora ser má e deixar esse final ???????? HAHAHA
    Eu adoro sabia! Claro, no caso do livro ser bacana.

    Fiquei curiosa pelo que acontece com a Mara, acho a capa desse livro bem intrigante, sério!

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro essa capa, acho incrível, e transmite muito bem a sensação do livro. A autora foi má demais.

      Bjs

      Excluir
  6. Bah, só pela capa o livro já me conquistou, confesso! rs
    Estou gostando e muito das leituras YA e esse livro me parece muito bom mesmo, mesmo a autora sendo tão má com os leitores! haha'
    Vou colocar na lista dos desejados, mas como é uma série, vou demorar para ler, infelizmente :/

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. YA são os meus favoritos!!!!! Espero que goste do livro quando ler.

      Bjs

      Excluir
  7. Estou com esse livro aqui para ler, mas ainda não realizei a leitura. Também AMO YA, então acho que não vou ter problema com esta obra.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ju vc sabe que confio muito na sua opinião e por isso comecei a ficar curiosa com esse livro, mas atualmente estou evitando séries então quem sabe quando ela estiver toda lançada eu me aventure em suas páginas??? Enfim adorei sua resenha e lembrei um pouco dos mistérios do livro A menina que não sabia ler!!!
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju :D

    AHHHHHHHHHHH menina que curiosidade hahahah Preciso lerrrrrr! Mara você é louca ou não? DDDDD: Obrigada pela dica, eu amei saber sobre esse livro. Inclusive estou indo atrás dele hahahah

    Beijos
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa pergunta não sai da minha cabeça. Espero que goste. Boa leitura!

      Excluir
  10. Ju, já tinha visto esse livro mas nunca peguei pra ler a sinopse, nem a resenha. Gostei MUITO do que você disse sobre ele e, mesmo sendo uma trilogia, fiquei louca para compra-lo!

    Beijos,
    Caroline, do htttp://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É meio difícil encontrar um livro que não faça parte de uma série hoje em dia. Que bom que você gostou, espero que tenha uma ótima leitura!

      Excluir
  11. Eu achei a capa simplesmente perfeita.!
    Mas infelizmente não curti muito a estória, não vou dizer que nunca leria, pelo contrario, se tiver a oportunidade - alguém me presentear kkkk - eu lerei, mas acho que não compraria. Bom, mais sou uma pessoa com muitas opiniões. Um dia estou de um jeito, no outro estou de outro .. Quem sabe néh!?

    Adorei sua resenha :]

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que um dia você possa ler. Obrigado pela visita!

      Excluir
  12. Nunca ouvi falar sobre essa obra!
    Depois desta resenha e esta capa linda, já quero ler logo!
    Beijos
    Quarta Estação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, espero que possa apreciar a leitura. A capa é linda mesmo, e as sequencias também tem capas divinas.

      Excluir
  13. Que resenha maravilhosa. Adorei esse livro.

    Assisti o book trailer e parece ser um livro muito bom.

    Parabéns pela resenha,

    http://enquantoestavalendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Juliana!
    Desde que vi esse livro em inglês estou com vontade de ler... Acho que já faz mais de um ano. E agora a Record lançou no Brasil... preciso ler logo!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  15. Oi ;)
    Assim como você a primeira coisa que me chamou atenção foi a capa que é linda! kkk Eu simplesmente amei a sua resenha, amei o livro e ele já está na minha lista de desejados do skoob! Eu adoro livros assim, que deixa você curioso, sem saber se é loucura do personagem ou se é algo real! Me fez lembrar A menina que não sabia ler! Nossa, quero mto ler esse livro agora ><
    adorei mesmo a dica!
    tem postagem nova no meu blog, espero sua visita
    bjs

    -TÍTULOS DE LIVROS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, o livro te deixa na mesma situação que a personagem, totalmente confuso, mas não de um jeito ruim, vamos tendo algumas pistas durante a história. Que bom que gostou da resenha.

      bjs

      Excluir
  16. Esse livro já faz um tempo q ta na minha wishlist. A capa e maravilhosa e apesar do q vc falou sobre o final, quero muito ler ele


    http://foreverabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O final me deixou super ansiosa, mas vale a pena.

      Bjs

      Excluir

Oi!! Eu falo muito abobrinha, então obrigado por comentar.

Lembre-se de ter cuidado com os spoilers, e sempre respeite as opiniões contrárias.