Resenha: O Azarão - Markus Zusak


Autora: Markus Zusak| Editora: Bertrand| Título Original: The UnderdogGênero: YA| Série: Sim (3)|Nota: 4/5 

Já estamos em fevereiro, e só agora, deu tempo de postar a resenha do primeiro desafio do Volta ao mundo em 12 dias, o objetivo de janeiro, era ler um livro do autor Markus Zuzak, eu queria reler A menina que roubava livros, já que eu nunca resenhei ele aqui no blog, mas como o meu está emprestado, decidi conhecer outro livro do autor. Então eu escolhi O Azarão, a história é interessante, mas eu não fiquei muito impressionada, acho que por ser o primeiro livro dele, lançado em 1999, ele ainda não tinha aquela escrita mágica que tanto me emocionou. 

Nesse livro, nós acompanhamos o dia-a-dia de Cameron, o filho mais novo da família Wolfe, como ele mesmo diz, no começo do livro, a história que ele nos conta sobre sua vida, seus desejos e amores, não é extraordinária, não tem momentos impactantes, ou uma grande tragédia, o que ele nos mostra, são seus valores, seu relacionamento com a família, seu desenvolvimento pessoal, e como eu disse, apesar de não ter me impactado tanto, adorei a forma como autor passa todos os conflitos internos de um adolescente, que esta começando a tomar consciência do mundo ao seu redor.

O livro é curtinho, e nele nós conhecemos um pouco da rotina de Cameron, e sua família, é tudo muito simples, mas é por isso mesmo, que é interessante, mesmo que possa soar ao contrário, adoro personagens introspectivos, que vêem a vida com um olhar sonhador, e que são cheios de questionamentos, que faz nós mesmos, parar e pensar. 

O relacionamento mais interessante é com o irmão mais velho, Ruben, por quem tem sentimentos contradizentes, exista a admiração, mas também o medo, a parte mais memorável, porém, são os questionamentos acerca do amor, lindos e inocentes, típicos da idade. Foi uma leitura agradável,  é muito gostoso acompanhar um personagem que está crescendo e tentando entender a si mesmo, e tudo ao seu redor, vou acompanhar a série, ainda bem que já foi toda lançada aqui no Brasil.   
"Talvez tudo o que eu saiba é que, naquele dia, na varanda da frente, quando observei Sarah e Bruce, senti alguma coisa e jurei que, se um dia eu tivesse uma namorada, eu a trataria direito e nunca seria mau nem safado com ela, nem a magoaria. Nunca. Jurei e tinha toda a confiança do mundo de que maneria a promessa._ Eu a trataria direito - falei._ Trataria." 

5 comentários:

  1. Eu amo essa trilogia. Acho que por ser o primeiro livro do Markus que eu li e gostei (abandonei a garota que roubava livros). Mas pretendo voltar a ler A garota(...) agora com uma cabeça mais preparada para a escrita poética do autor.
    E o Cam é apaixonante <3
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!
    O único livro do autor que li foi A menina que roubava livros e eu gostei muito. Essa série eu já tinha visto, mas não li nenhuma resenha, é bom porque os livros são curtos. Quando tiver oportunidade vou ler! :)

    Beijos,

    Rafa{Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  3. Ju, realmente, muita gente lê essa trilogia esperando aquilo tudo que viram em A menina que roubava livros, sendo que esses livros não tem nada daquilo. :( Isso pode ser decepcionante em muitos casos...
    Sou uma fã assumida do Zusak e amei demais esses livros. Sério, adorei esse relato tão objetivo do cotidiano dos irmãos Wolfe, me tocou de uma forma bem diferente dos outros livros dele, que eu também amei.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  4. Vc já sabe que adoro suas resenhas, então foi muito legal saber sua opinião sobre esse livro. Aguardo as outras da série.
    Confesso que não fiquei tão envolvida pela escrita desse autor. Achei a ideia do livro A menina que roubava livros muito interessante, mas a narrativa não rolou pra mim. Já li a anos atrás e não sei se relesse agora eu mudaria de opinião, quem sabe um dia!!??? Por esse motivo não me animo a ler mais nada do autor, mas só escuto elogios a ele.
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Juliana. :D É muito bom ter você como companheira de viagem no #VAM12L.
    Parabéns pela resenha.
    Qual foi o livro do Murakami você escolheu?

    Abraços.
    http://www.conversacult.com.br/

    ResponderExcluir

Oi!! Eu falo muito abobrinha, então obrigado por comentar.

Lembre-se de ter cuidado com os spoilers, e sempre respeite as opiniões contrárias.