Resenha: Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo




Autora: Benjamin Alire Sáenz | Editora: Seguinte | Publicado originalmente em: 2012 | Título Original: Aristotle and Dante Discover the Secrets of the Universe Gênero: YA contemporâneo| Nota: 5/5 (+Favorito<3)


Foi publicado pela editora Seguinte no dia 30 de abril e foi cedido pela mesma para resenha.

Esse livro vai nos contar uma história que se passa nos Estados Unidos em 1987 em uma comunidade de mexicanos e seguimos dois personagens, Aristóteles e Dante obviamente, que são dois meninos de 15 anos que se conhecem e passam a tentar descobrir os segredos do Universo. Isso pode parecer meio weird, mas é mais ou menos assim. Sigam-me os bons!


Ari é um menino que tem muitos problemas, é triste e parece que não tem esperança na vida e nas pessoas, principalmente em outros meninos. Os problemas dele estão principalmente na família, com o pai que depois que voltou da guerra do Vietnã nunca mais foi o mesmo e o seu irmão, Bernardo que foi preso e essa é a única coisa que Ari sabe, porque eles vivem de uma forma que parece que o irmão dele está morto.

Por outro lado, nós temos Dante que é divertido, inteligente, lindo e tem uma família maravilhosa, apesar de não conseguir se comunicar tanto com a mãe quanto com o pai, o contrário do que ocorre com Ari. O Dante é o meu favorito entre os dois, eu acho. O Ari me conquistou até não poder mais, mas na hora de escolher, eu escolho Dante, porque ele é um personagem que ao mesmo tempo em que é feliz, é triste e ele tem tanta compaixão e bondade e é louco e ama poesia e ah, eu adoro o Dante.

Aristóteles é um personagem tão triste, tão triste. E cheio de raiva e tantos sentimentos. Ele é tudo menos perfeito e isso é tão importante em um livro. Mas ele também tem seus momentos de felicidade, de deslumbramento e carinho e afeto e delicadeza.

A história não é uma coisa com muita ação, mas ainda assim fez com que eu ficasse na borda do sofá e querendo ler mais e mais até saber o que mais iria acontecer na vida daqueles personagens; quando Ari iria se libertar do silêncio e quando Dante iria descobrir quem ele era e quem queria se tornar.
Os conflitos são bem trabalhados e tem coisas que a gente se identifica e pensa: “Hmm, eu também penso nisso de vez em quando.”, ou “Por que as coisas são assim?”, ou “É verdade, eu nunca tinha reparado nisso antes”.    

E é tão lindamente escrito! É tão poético e ao mesmo tempo é um tipo de escrita que me fazia relaxar antes de dormir. Foi uma ótima leitura em época de provas by the way, haha.

"Outro segredo do Universo: às vezes, a dor era como uma tempestade que vinha do nada. A mais clara manhã de verão podia acabar em temporal. Podia acabar em raios e trovões."
Ari é muito parecido com o pai dele, porque nenhum dos dois quer mostrar quem eles são e colocar para fora aquilo que está dentro deles e o Ari culpa muito o pai dele por isso. Como o livro é narrado pelo Ari, não tenho como dizer com mais exatidão, mas Dante também tem tantos conflitos, tantos conflitos... É um romance gay sim, antes que vocês perguntem, mas o livro é mais sobre se dar conta de que todos os segredos do Universo estão dentro de você e que basta olhar para dentro e não ter vergonha do que se é. Mas ainda assim, os personagens conseguem descobrir muita coisa sobre o mundo exterior e das outras pessoas ao redor deles, não só dos pais, mas do mundo em geral.

É tão difícil falar desse livro! Eu queria lê-lo há muito tempo, desde antes de a editora pensar em trazê-lo para o Brasil e eu sabia que iria amá-lo. Esse livro me destruiu completamente. O final não é triste, ainda que tenha umas pontinhas de tristeza, é feliz e esses pontinhos tristes só servem para deixar a história mais bonita. O dia que eu terminei a leitura eu estava um pouco deprimida por causa de algumas coisas que aconteceram, aí terminei o livro e ele me deixou com uma sensação de nostalgia (sem motivo algum) e até chorei um pouquinho depois.

Mas apesar de tudo o que eu já disse, esse não é um livro que todo mundo vá gostar. Ele tem as suas falhas. Ele é dividido em partes e cada parte começa com capítulo um. Ele também é cheio de diálogos que em si às vezes são um pouco confusos e também tem horas que eu me perdia e tinha quem tinha falado o quê, porque não estava especificado. Embora, isso fez com que a leitura fosse bem dinâmica.
O final também é uma parte um pouco polêmica para mim. Eu gostei e passou pela minha cabeça que aquilo iria acontecer, mas eu não tinha certeza e eu acho que faltou um pouco mais de desenvolvimento da ideia por parte de um personagem para que ficasse mais crível, mas tudo bem. Eu adorei o livro mesmo assim.

"O verão chegou novamente. Verão, verão, verão. Amava e odiava verões. Verões tinham um ritmo próprio e sempre revelavam algo de mim. Verão significa liberdade, juventude, nada de escola e muitas possibilidades e aventura e exploração. Verão era esperança. Por isso amava e odiava verões. Porque me faziam acreditar."

Beijinhos



9 comentários:

  1. Tá todo mundo falando nesse livro! Gosto de personagens fortes, com história e bem desenvolvidos. Acho que é o caso aqui, né?
    Se eu já queria antes, a sua paixão faz com que eu queira mais ainda. Confesso que estava com um certo receio, era mto elogio pra um livro só! rs
    Mas, dps dos pontos que vc ressaltou, acredito que tem lá seu fundamento!
    Beijos
    Nica

    http://www.draftsdanica.com.br/

    ResponderExcluir
  2. opa não curto coisas confusas, mas estou interessada nesse livro demais!
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  3. Gente, que capa maravilhosa!
    Fiquei super apaixonada, espero que a versão em português seja igual!

    Quanto ao livro, fiquei realmente interessada, apesar de parecer um pouco confuso. Acho que toda a poesia envolvida compensa ;)

    Beijos!
    http://poesiadestilada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Julia, tudo bem?
    Achei a premissa desse livro muito interessante e estou curiosa pra ler, mesmo com alguns pontos meio confusos.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  5. Júlia parabéns pela leitura, adorei ler sua resenha que por sinal foi a primeira desse livro. Valeu pela dica e fico feliz que vc tenha gostado. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  6. Tô cada vez mais animada pra ler esse *-*

    ResponderExcluir
  7. LINDO! Simplesmente o melhor livro de ficção que li esse ano! Como livreira e leitora, estou apostando para indicar para todos os leitores de John Green...

    ResponderExcluir
  8. Que bom que você gostou do livro *-* Assim como você, eu também adorei este livro e o meu favorito também é o Dante, ele é muito amor <33 Também acho que o livro é meio confuso ás vezes e também acho muito difícil falar sobre este livro. Sua resenha ficou ótima!

    Beijos
    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nossa que layout lindo, amei!!! Aguardo seu retorno amiga. Saudades!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Oi!! Eu falo muito abobrinha, então obrigado por comentar.

Lembre-se de ter cuidado com os spoilers, e sempre respeite as opiniões contrárias.