Retrospectiva Literária 2014


2014 não foi meu melhor ano literário, porém, já é tradição participar da RetrospectivaLiterária, então não podia faltar. Ainda na primeira semana de janeiro eu vou fazer alguns posts sobre o ano que passou e algumas resoluções para 2015, e vou falar um pouco sobre as mudanças pelas quais o blog vai passar. Espero que curtam.


A aventura que me tirou o fôlego:
Eu já tinha lido o conto antes do livro um da série Covenant, e comecei a leitura cheia de expectativa, ainda mas por compararem a série com outras duas que eu tanto amo, Percy Jackson e Academia de Vampiro (segura esse forninho). Half Blood não entrou para a minha lista de favoritos do ano, porém a aventura criada pela autora me deixou elétrica, misturar deuses, colégio interno, um sistema opressor, e uma protagonista badass, rendeu uma excelente história, mesmo que no final eu tenha quase arrancado os cabelos de raiva.

O terror que me deixou sem dormir:
Não li nenhum livro de terror esse ano. :(

O suspense mais eletrizante:
Não li nenhum livro de suspense esse ano. :(

O romance que me fez suspirar:
*Suspiros* Com certeza absoluta foi o romance de Caleb e Maggie de Leaving in Paradise/Return to paradise, eu amei tanto esses livros, eu não tenho palavras para descrever o quanto eu amei esse casal improvável, incerto, cheio de dúvidas, mas perfeito! 

A saga que me conquistou:
No começo do ano eu dei sequência a leitura de Percy Jackson, e mais uma vez fui conquistada por essa série e seus personagens. Foi uma delícia acompanhar o crescimento de Percy e seus amigos, e como as aventuras vão ficando mais intensas e perigosas a cada livro. Eu amei a conclusão da série, e fico feliz por poder ainda acompanhar esses personagens em Heróis do Olimpo.

O clássico que me marcou:
Eu li apenas um clássico esse ano, não poderia dizer que ele me marcou, mas foi uma excelente leitura. As aventuras de Sherlock Holmes foi uma leitura gostosa, Sherlock é uma personagem fantástico, é um dos meus preferidos na literatura, adoro o seu jeito blasé, egoísta, e sua curiosidade mórbida. Vários contos se tornaram meus preferidos e adoraria vê-los no cinema ou na série. 

O livro que me fez refletir:
Eu li tão poucos livros esse ano, infelizmente nenhum provocou alguma reflexão que tivesse mérito de estar aqui. 

O livro que me fez rir:
The Duff foi um dos meus livros favoritos de 2014, eu ri demais com esse casal brigão e apaixonado, daqueles que você acompanha e torce muito, é por isso que Bianca e Wesley entraram para os meus preferidos do ano (da vida).

O livro que me fez chorar:
Não li nenhum livro me fez chorar esse ano.

O livro de fantasia que me encantou:
Mais uma vez cito Percy Jackson, eu sou apaixonada por mitologia grega (e em geral) desde que me entendo por gente, e acompanhar essa aventura foi encantador, me apeguei a história e aos personagens, e ainda fiquei com aquele sentimento nostálgico, relembrando o tempo em que eu ficava pesquisando sobre mitologia quando era criança. 

O livro que me decepcionou:
Não foi bem uma decepção, é que eu esperava outra coisa de Leviatã, algumas resenhas me fizeram imaginar uma história diferente, e isso me deixou um pouquinho frustrada. O livro é bom, mas vou ler a sequencia sem muitas expectativas. 

O livro que me surpreendeu:
Eu já li YA sobrenaturais em que a mocinha se apaixona por diferentes tipos de criaturas: vampiros, fantasmas, lobos, zumbis!!!!, mas nunca, nem sequer tinha imaginado um mocinho como o de Obsidian, que é um  SPOILERALERTalienSPOILERALERT, e isso me surpreendeu, mesmo que eu já tenha começado o livro sabendo desse detalhe. 

O thriller psicológico que me arrepiou:
Não li nenhum livro thriller psicológico esse ano. :(

O livro mais criativo:
Não pela história, mas sim pela diagramação, o livro que eu achei mais criativo foi essa versão de Branca de Neve da Geração Editorial, ilustrado de forma magnifica e assustadora. Confira aqui

O melhor HQ:
Eu sempre quis ler Sandman, e esse ano eu consegui ler dois volumes, o meu preferido foi Prelúdios Noturnos, eu fiquei completamente absorta pela história, tanto que, depois fiquei meio angustiada com a vida, vai saber porque.

O infanto-juvenil que se superou:
Eu amo infanto juvenil, mas esse ano eu não li nenhum. :(

O livro que mudou a minha forma de ver o mundo:
Leaving in paradise me ensinou que nossas ações tem consequências, e que não importa se tivemos ou não a intenção, temos que pagar pelos nossos atos.

A capa mais bonita:
Como foram pouquinhos os livros que eu li em 2014, essa escolha foi fácil. Angefall tem uma capa linda e que traduz perfeitamente o clima sombrio do livro. 

O livro que li em um dia:
Leaving in Paradise, Return to paradise e The duff eu li em um único fim de semana, foi muito sentimento junto de uma vez só. Todos se tornaram meus favoritos. 

O primeiro livro que li no ano:
Comecei o ano muito bem, o primeiro que eu li foi A Maldição do Titã, já deixei claro o quanto eu amei toda a série. 

O último livro que terminei:
O último que eu li foi Angelfall e uow, que livro fantástico. Dentre os diversos livros com a temática, esse com certeza é um dos melhores. 

O livro que abandonei:
Não costumo abandonar livros.

O livro que li por indicação:
Minha irmã praticamente me obrigou a ler Angelfall, e foi uma excelente indicação, por que eu simplesmente amei o livro.

A frase que não saiu da minha cabeça:
Toda vez que eu leio essa frase eu rio feito boba.

“Trust me, he whispers against my lips. Maggie, you're my paradise.” Simone ElkelesReturn to Paradise

O(a) personagem do ano:
Bianca Piper se tornou minha personagem favorita do ano por diversos motivos. The Duff, além de ter um romance, que eu considero um dos melhores entre os YA que já li, tem uma protagonista que é forte, inteligente, cabeça dura, vulnerável e falha, e isso é o ponto mais importante do livro, eu detesto histórias em que os personagens parecem perfeitos e não tem defeitos, como se fosse possível e fosse errado tê-los. 

O casal perfeito:
Apesar de ter lido poucos livros, teve quatro casais pelos quais eu me apaixonei em 2014: Bianca e Wesley (The Duff), Katy e Daemon (Obsidian), Kacey e Trent (Ten Tiny Breaths), mas o meu casal favorito foi Caleb e Maggie de Leaving Paradise, eles tiveram que superar tanta coisa para ficar juntos, aprenderam tanto e ugh, que história linda. Todo mundo deveria ler esse livro.

O(a) autor(a) revelação:
Nesse ano eu li três livros da autora Jennifer L Armentrou (Half Blood, Obsidian e Onyx) e foram duas séries que eu amei, e as quais eu vou continuar a leitura em 2015.

O melhor livro nacional:
Eu não li nenhum livro nacional esse ano, porém, eu li dos contos que eu queria que se tornassem livros, O vermelho do teu sangue e Risos no cemitério, falei deles aqui nesse post. 

O melhor livro que li em 2014:
Diferente de outros anos, escolher o livro favorito de 2014 foi fácil. O campeão é Leaving Paradisse, OMG, como eu amei esse livro, tudo é lindo, a história, os personagens, o desenvolvimento, até o final heartbreaking. 

Li em 2014 ....... livros.
Eu li apenas 31 livros, entre eles as hqs/mangas e alguns contos. 

Li em 2014 ....... páginas.
De acordo com o skoob foram 8.317

Comprei em 2014 ....... livros.
Foram uns 40 livros, não sei ao certo. 

A minha meta literária para 2015 é:
Para 2015 minha meta é ler 50 livros e 30 hq/manga. 

Se você tiver uma lista de melhores do ano deixa o link para que eu possa ler também!

Feliz 2015 para todo mundo!

5 comentários:

  1. Oi, Ju!
    Adorei essa retrospectiva, vou fazer lá no blog também! Também li The Duff e gostei bastante, o casal do livro é daqueles que deixa o leitor com um sorriso bobo no final da leitura! Para mim 2014 foi um ano bom em relação as leituras, espero que 2015 seja ainda melhor! Feliz 2015 para você! ;)

    Beijos!

    Rafa [ blog Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  2. Estou louca para ler leaving paradise e a sequencia! Ja tenho aqui e 2015 lerei :) mesma coisa com lercy jackson!
    E vou comprar the duff pois vai ter filme e oarece ser super divertido!

    Feliz ano novo!

    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog
    Obs.: tá rolando sorteio no blog!

    ResponderExcluir
  3. Oie Ju
    adoro retrospectiva literária
    hoje fiz a minha atrasada.
    Eu amo Leaving in paradise.Aliás, tudo o que a Elkeles escreve eu amo rs
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  4. Foi ótimo acompanhar sua retrospectiva e torço para que esse ano vc possa ler mais e de gêneros mais diversificados. Você viu o desfio que estou participando sobre os gêneros literarios!!!??? Pq vc não participa??? Beijos

    P.s. Senti falta de imagens nesse seu post!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, eu também espero ler mais em 2015.
      Quero diversificar um pouco, ler mais romances policiais, e livros de autores que eu amo e que estão esquecidos na estante, espero conseguir.
      Vou dar uma olhada no desafio.
      Eu queria ter tirado fotos, mas como eu escrevi o post na quarta-feira, eu fiquei sem tempo.

      Bjks

      Excluir

Oi!! Eu falo muito abobrinha, então obrigado por comentar.

Lembre-se de ter cuidado com os spoilers, e sempre respeite as opiniões contrárias.