Top 5: Metas literárias para 2015


Eu espero, sinceramente, que em 2015 eu possa dar mais atenção ao blog e as minhas metas literárias, eu quero muito isso, e como dizem: "querer já é metade do caminho". No ano passado, eu tive muita dificuldade em administrar o tempo, por isso, o blog ficou abandonado, e as metas foram esquecidas, cheguei até a cogitar a possibilidade de parar, mas eu não consegui, fazem três anos que eu escrevo aqui, e parar me deixaria muito triste. Eu vou continuar, mesmo que eu poste menos, e vou diversificar o conteúdo do blog, o que eu já queria fazer há algum tempo, geralmente só resenho livros, e nesse ano pretendo falar sobre outras paixões: mangás, HQ's e animes. Espero que gostem.




5 - Comprar menos, ler mais;
É irônico pensar que quando eu tinha todo o tempo do mundo para ler, quase não tinha verba para comprar livros, e agora que eu tenho duas estantes cheias, me falta tempo. Eu sei, eu sei, você deve estar pensando "tem gente que trabalha, estuda, viaja para marte, conserta um caminhão, e lê vários livros, por quê você não consegue?" Admiro essas pessoas, mas não consigo administrar meu tempo tão bem assim. E o que acontece? Você adivinhou! Para compensar todos os livros que não pude comprar quando era adolescente, gasto sem dó no meu cartão de crédito, hummmm a sensação é ótima, mas o meu ritmo de leitura não acompanha o meu consumismo, e nem sei (e tenho medo de saber) quantos livros não lidos tenho na estante. Para mudar esse quadro, meu lema para 2015 é COMPRAR MENOS E LER MAIS, comprar somente os livros que eu quero muito e que tenho certeza que vou ler assim que chegar, e guardar uma grana para poder ir na Bienal e aí sim, gastar a vontade lá.

4 - Visitar os blogs amigos (com mais frequência);
Em 2014 eu acompanhei pouco os meus blogs/vlogs favoritos, e isso me deixou triste, por que eu perdi um montão de coisa boa, porém, estou determinada a não deixar isso acontecer em 2015. Enfim, fiz uma página para o meu blogroll, e acredito que assim ficará mais fácil poder visitar os blogs, e promento que vou tirar um tempo especial para isso toda semana.

3 - Ler mais Hq's e Mangás e resenhá-los no blog;
Decidi que em 2015 vou investir na leitura de hq's e mangás, e prometo para mim mesma e para os leitores do blog, resenhar todos que eu ler. Parece simples, mas não é. Desde o começo do blog, eu tento resenhar todos os livros que eu leio, mas nunca consigo, por diversos motivos que não cabem ser explicados aqui, mas acontece que deixo de falar de vários livros legais, e isso é um saco.

2 - Dar atenção especial àqueles clássicos que estão pegando poeira na estante;
É vergonhoso admitir que não consegui, nos anos anteriores, ler a quantidade de clássicos que eu queria, eu tentei, juro, mas não rolou, eu me impus muita pressão, e isso nunca é bom, não consegui cumprir nenhuma meta, SHAME ON ME. E como consequência vide tópico 5, tenho títulos diversos aqui na estante implorando para serem lidos, e eu juro que vou ler vocês. Mesmo não querendo estipular metas, em relação a números e títulos, há alguns livros que eu faço questão de ler em 2015, são eles: O senhor dos anéis (trilogia) e Grandes Esperanças (preciso de mais Dickens na minha vida).

1 - Ler por prazer, e não participar de desafios;
Desafios são ok, mas não são para mim, eu adoro a ideia, mas fico empolgada com ela no máximo uma semana, o resto do ano eu a ignoro totalmente, e fico me achando um fracasso total. Por isso, decidi que não irei participar de nenhum desafio esse ano, não quero nenhum tipo de pressão geralmente vinda de mim mesmo para ler nenhum livro, não quero ficar me sentindo um tapada por não conseguir cumprir os desafios. Ler é um hobbie, e isso vem antes de compromissos com o blog e outras coisas, por isso quero em 2015 ler mais por prazer, e menos por obrigação.



8 comentários:

  1. Acredito que a quinta e a primeira meta sejam as mais difíceis de serem cumpridas! Porém espero que você consiga realizar as cinco metas literárias que se propôs para esse ano.

    ternatormenta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju, saudades do seu cantinho!! ^^
    Eu gostei muito da sua postagem sabe, também tive problemas com tempo e compras demais em 2014, este ano já fiz algumas mudanças, quero juntar uma grana, viajar mais, ler o que eu quiser e sem pressão, visitar os blogs amigos pelo menos 1 ou 2 vezes na semana, pq nem sempre chego em casa disposta para ligar o Note, né..
    Tb não consigo participar de desafios, eu nunca concluo nada. :(

    Beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. eu participo de desafios. adoroooooooooo.
    geralmente eu os uso pra tentar encaixar os livros que eu ainda n li e que estão mofando na estante.
    desafio realmente n é pra todo mundo pq tem mt gente q abandona logo e se é pra ficar se remoendo melhor nem participar xp
    eu nunca consigo completar um desafio pq final de ano pra mim é mt corrido, mas eu sempre chego perto shauhushus quem sabe eu termine um dia.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  4. Adorei as suas metas!
    Espero que consiga realizar todas!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Adorei as metas, Juliana. Acho que eu tinha que te acompanhar nessa aí de comprar menos e ler mais. Esse povo que consegue administrar bem o tempo são realmente louváveis, mas, assim como você, não consigo fazer tudo ao mesmo tempo, aí já imagina as pilhas de livros né? Acho que vou abandonar também o mundo dos desafios. Nunca cumpro mesmo kkk


    Bjs!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  6. Ju gostei das suas metas para 2015 e posso dizer que se vc focar e for determinada vc conseguirá. Algumas dessas metas venho fazendo nos últimos dois anos e tem dado muito certo.
    Fico feliz por vc e desejo todo sucesso do mundo. Beijos querida!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu sei bem como é sobre ter metas e não conseguir cumpri-las :'( Ano passado eu nem me estipulei tantas metas assim, mas o caso de comprar menos eu consegui, só que ainda tive muitos novos livros na estante e isso acumulou muito com os outros que já tinha. Sua meta de comprar menos e ler mais é a minha também, no meu caso, de receber menos (rs). Já até cancelei as parcerias no blog e não vou atrás de novas :'( Mas enfim, queria poder ler mais HQ's e mangás também, me interesso muito por esses formatos, mas não sei por onde começar, então esperarei suas dicas aqui <3 Também quero ler mais clássicos, no caso, internacionais, por que os nacionais já tenho que ler por conta da faculdade.rs
    E que possamos cumprir nossas metas em 2015 \o

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei das suas metas e inclusive a sua primeira meta é também minha principal meta para 2015: Comprar menos e ler meus livros entocados da estante (E eu posso te falar que já li 3 livros que estavam há um tempão na estante e estou me sentindo muito leve.) Realmente preciso parar com o consumismo e pela primeira vez em anos não veio no meu cartão de crédito nada relacionado à livrarias virtuais hahahaha vou tentar me manter forte. Agora sobre sua última meta, antes eu não participava de nenhum desafio, mas em 2015 eu estou em 4 :O Hahahaaha eu quero ver até os meus limites aguentam (mas eu não fico me cobrando e nem nada, se deu deu... se não deu não vou me estressar rs).

    Desejo de coração que você consiga alcançar suas metas esse ano ;)

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir

Oi!! Eu falo muito abobrinha, então obrigado por comentar.

Lembre-se de ter cuidado com os spoilers, e sempre respeite as opiniões contrárias.