Leituras recentes #1

Eu não tenho lido tanto quanto eu gostaria, mas, mesmo sendo poucas leituras, elas têm sido maravilhosas. Teve até livro que entrou para os meus favoritos, foram dois na verdade: Os garotos Corvos, que é uma aventura sensacional que todo mundo deveria ler, e Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, que tem o professor Lupin, por quem eu tenho um amor platônico forever. 

  • Seraphina
Fazia muito tempo que eu não lia um livro épico como Seraphina, eu fiquei completamente apaixonada pela história, acho que deu para perceber na resenha que eu fiz para o livro. A única coisa que não me agradou foi a tentativa de criar um romance, que não funcionou muito bem, mesmo assim, felizmente, não foi suficiente para sufocar as partes boas do livro. Falando em partes boas, o que dizer sobre os dragões, os personagens e a cultura, tão rico e bem escrito, eu preciso de mais. Super recomendado. 

  • Os garotos Corvos
Eu conheci essa série a pouco tempo, e rapidamente ela se tornou uma das minha queridinhas, posso dizer com certeza que superou minhas expectativas, a autora  conseguiu me deixar apaixonada pela história e seus personagens. A sinopse prega um peça no leitor, vou logo avisando, imaginei que o livro traria mais uma dessas histórias de amor proibido, que são ótimas, veja bem, mas já me cansaram, foi uma surpresa muito bem vinda a construção do mundo de Raven boys, a autora conseguiu construir uma história que consegue dar destaque a todos os personagens, seja pela suas tramas bem amarradas, quanto pelo fato de conseguimos conhecer o enredo sobre diferentes pontos de vista. Não vejo a hora de ler a sequência. 

  • Harry Potter #1 ao #4
Eu cresci assistindo aos filmes do Harry Potter, e eu sinto uma imenso amor por essa Saga, mas levei anos até ter vontade/oportunidade para conhecer a trama através dos livros. Cada livro da série que eu leio me enche de alegria poder conhecer mais essa história, que fez e ainda hoje faz parte da minha adolescência através das telinhas. É como visitar um amigo que você não vê há muito tempo, vocês sentam e passam um tempão batendo papo, é tão gostoso ler essa série, eu recomendo para todas as idades, porque nunca é tarde demais para você conhecer essa saga, se você é como eu e até agora não leu, vai fundo e se entrega, por que é irresistível. 

  • Ms Marvel
Eu falei em algum post passado, que eu não sou muito fã de hq's de super heróis, apesar de gostar dos filmes e amar HQ's, mas isso é por que eu gosto de histórias mais alternativas, principalmente da Vertigo, mas sempre existe exceções, como foi o caso da Capitã Marvel, que é minha diva. Agora, outra heroína com Marvel no nome ganhou meu coração. Mas antes de falar da minha querida Miss Marvel, precisamos falar de outra coisa. Hoje em dia muito se fala, e com razão, sobre diversidade na mídia, você com certeza já notou qual o padrão estético/cultural reproduzido e mais facilmente aceito, como se no mundo real não existisse diferentes tons de pele, orientação sexual, cultura, etc, você até pode argumentar: mas realidade e ficção não precisam estar relacionadas, já vi muita gente falando isso. Mas, será mesmo? Você não acha que a ficção e a realidade estão intrinsecamente ligadas, que a ficção tem um papel importantíssimo na reprodução de padrões comportamentais, que muitas vezes estimula o preconceito de raça, gênero, religião, orientação sexual, etc, e que se tivéssemos obras que abrangesse as diferenças, poderíamos começar a construir uma sociedade melhor? Por mais utópico que pareça, eu acredito que abordar a diversidade na mídia é um passo importante para começar a construção de um mundo mais consciente de que diferente não é igual a errado. E isso nos leva a Kamala Kahn, essa jovem de 16 anos que de repente vira uma super heroína, cheia de poderes super maneiros, que até carrega o Wolverine nas costas quando ele esta sem o fator de cura. E o que isso tem a ver com o assunto: Kamala é muçulmana, e sabe o que isso a torna diferente de qualquer outro adolescente da idade dela: nada. Ela só tem uma religião diferente, com seus costumes e tradições próprios, e até ela questiona o papel da mulher no islã, com uma irreverência típica da idade, acho muito corajoso a Marvel e a autora dar voz a essa personagem, ainda mais numa mídia que tem um público-alvo tão específico. Eu estou adorando o desenvolvimento da personagem, e espero que ela cresça sem trocadilho ainda mais. 

Ufa, juro que era para sair pequeninho o tópico sobre a Ms Marvel, mas não resisti, imagina a resenha o tamanho que vai ficar. 

7 comentários:

  1. Oie Ju
    The raven boys é uma das minhas séries favoritas. Também pudera, sou fã de tudo o que a Stiefvater escreve.
    Seraphina é uma história que não conseguiu me agradar por completo. HP fez parte do final da minha adolescência (sou velha). Como já faz mais de 10 anos que li o primeiro livro, queria muito reler tudo novamente.
    E sobre HQs de super heróis, eu sou suspeita pra falar. Mas não conhecia essa Miss Marvel.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raven boys é aquele tipo de série que todo mundo deveria ler e amar, por que é vida. Eu estou amando ler HP é tão mágico e envolvente, e nunca é tarde para começar a ler. Miss Marvel é perfeita!!!

      Bjs

      Excluir
  2. Realmente é um passo monstro da Marvel, principalmente tendo em vista que existe tanto esse preconceito com o oriente médio no cenário americano.
    Eu também gostei muito do ultimate homem aranha Miles Morales, que tem uma pegada muito boa em suas historias, alem de ser descendente de africanos e latinos.
    Sobre HP, me foi uma fonte de inspiração a vida inteira, já li e reli tantas vezes os livros que acho que não existe numero para quantificar, eu simplesmente adorava.
    http://www.interruptedreamer.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju, tudo bom?
    Morro de curiosidade a respeito de Seraphina, mas já vi muitas resenhas negativas a respeito do livro, então fiquei com um pé atrás :/ mas amodoro dragões, então quem sabe não dê uma chance futuramente?
    Diversidade e representatividade dessa diversidade é uma coisa que precisa ser MUITO trabalha nas mídias em geral, realmente. Agora isso está melhorando, mas ainda vemos adaptações e histórias onde a supremacia é do personagem branco. Isso me irrita pacas. Fiquei brava quando descobri que o novo Homem Aranha da Marvel seria o Peter Parker DE NOVO quando eles têm o Miles pra usar tão bem quanto o Parker. Tu encontra um pouquinho de preconceito intrincado nessas escolhas de elenco, infelizmente.
    Pelo menos isso tá mudando com o tempo. Assim como cor de pele o fato de as mulheres estarem crescendo no universo do cinema - Miss Marvel que vem com tudo tá ai pra provar - mostra que tamos melhorando. Mas falta muito ainda G_G
    Adorei o post, flor!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Juliana!!
    Seraphina tem dragões e só por esse motivo eu já queria lê-lo e depois de ler a sua resenha, eu estou superr louca por esse livro, só esperando uma promoção para poder finalmente ler o livro.
    Ainda não li Os garotos Corvos, mas o clima que ele passa só pela capa já um que eu adoro. Sobre Harry Potter eu nem vou comentar nada porque acho que não poderia amar ainda mais essa série.
    Quando vi que você ia comentar sobre Ms Marvel, fiquei bem animada e gostei do ponto que você tocou porque foi logo essa diversidade e o fato da Kamala ser muçulmana que me levou a ter um interessa ainda maior pela HQ. Não por acha que seria muito diferente dar outras que já leio também, mas porque o detalhe de ela ser muçulmana me fez refletir o quão pouco eu sei sobre e também fiquei feliz de ver isso na Marvel. Espero poder achar Miss Marvel logo para poder ler.

    Beijos!
    http://aluafoiaocinema.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bom?
    Cresci assistindo aos filmes de Harry Potter e era totalmente alucinada e fanática. Alugava os DVDs toda semana e nunca me cansava. Assim como você, eu também demorei para conseguir ler os livros. Mas hoje, já conclui a saga e sou ainda completamente apaixonada.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, é bom estar por aqui, adorei seu blog e gostaria de te fazer um convite:Quer fazer parte do projeto "Turbonauta"? Lá reunimos os melhores blogs da atualidade e o seu seria super bem vindo entre eles, é simples, sem cadastro e grátis, passa lá, divulgue seus links diariamente.
    Até mais e tenha um ótimo fim de semana
    http://turbonauta.com.br/

    ResponderExcluir

Oi!! Eu falo muito abobrinha, então obrigado por comentar.

Lembre-se de ter cuidado com os spoilers, e sempre respeite as opiniões contrárias.